quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Novos servidores Opteron da Sun

Trabalhei por 4 anos com a Sun e 2 anos com a SGI.Essas empresas apesar de distintas em seus focos (Sun = Serviços de rede, SGI = Gráficos e Vídeo), cometeram os mesmo erros no passado, esqueceram o cliente. Outra coisa que elas se assemelham é no hardware. Quem já abriu uma SGI ou Sun sabe do que estou falando.

A Sun é líder na tecnologia de maquinas virtuais a alguns anos.O servidor E10000 já dividia suas 64 CPUs e 64GB de RAM em até 16 “Dinamic Systems Domains”, isso se não me engano em 1997. Hoje o bandwidth de memória de um servidor Opteron pode chegar a 24GB/s, esse monstro de 64 processadores só atingia 12.8GB/s.

Sempre me diverti com os vídeos da Sun metendo o pau na Microsoft. Os clientes também achavam engraçado, mas na hora de comprar novos sistemas (Hardware + Software + Serviços) a coisa não tinha graça. Empresas como Sun, IBM e SGI vendem maquinas mais que fechadas, e o Solaris apesar de ser um excelente OS nunca migrou para x86, e quando vez isso foi um fracasso, com um rio de bugs e nada de suporte.

A Sun entrou em parafuso e em 2 anos quase beijou a lona. O mais curioso foi ver a Sun fechar uma parceria com a Microsoft, e começar um processo para certificar suas maquinas para Windows. Eu mesmo tive alguns arranca cabelos com o pessoal da Sun. Era comum os gerentes da Sun em reuniões com clientes gingar até a mãe do Bill Gates, fora dizer que x86 é lixo.

Existe um artigo do IDG dando dia e hora da morte do RISC, como esse artigo virou “fumaça” (sumiu mesmo), achei esse também do IDG, que não está tão detalhado, mas tem numeros que falam por si:Worldwide Server Market Shows Growing IT Investment Across Platforms, According to IDC

O declínio do mundo Unix Server (RISC) é de 19% entre 2004 e 2005.Em contrapartida o mercado Windows cresceu 14.5% nesse período.

Com esses números fica difícil acreditar que a Sun irá mudar da água para o vinho, em tempo recorde. (Água = RISC, Vinho = AMD)

HP e DELL estão muito mais focadas, e tem muito mais tato com clientes x86/Windows.
A grande diferença e que a Sun está apostando tudo na AMD, e isso é ótimo para aficionados por AMD (Como eu). Falta agora além do excelente hardware se focar realmente no cliente.
Postar um comentário