segunda-feira, 19 de julho de 2010

As 20 piores e melhores escolas do Brasil, segundo o ENEM

Não, não é uma surpresa. As 20 piores escolas do país são administradas pelo governo, sem nenhuma exceção, essas entidades de ensino não ensinam nada, a não ser que o Brasil é um país lindo e maravilhoso e que Lula é mais importante que a figura paterna de Deus ou Jesus Cristo.

Não, você não vai ver repercussão disso na TV - No máximo um spot de 45 segundos no Jornal - O Caso Bruno é muito mais importante para a sociedade (alguns podem pensar assim, já que o que vale é IBOPE).

Manipular informação é algo tão simples, que cheguei a ver sites divulgando a informação assim: “Das 20 piores escolas do ranking do Enem, 19 são geridas por estados”.
Aparentemente isso dá a impressão que a culpa é basicamente dos estados, já que na lista das 20 melhores sempre existem as instituições federais de respeito e que sempre estiveram entre as melhores do país. Isto como todas as outras glórias do governo Lula não foram plantadas pelos 8 anos de governo do PT. Pelo contrário, são instituições que sofrem desde o governo Fernando Henrique Cardoso para conseguir manter algo que esses governos nunca quis: Qualidade no ensino.

Na lista das melhores temos as Escolas de Aplicação, Escolas Militares e Institutos Tecnológicos. Sim... Todas essas são entidades do governo, porém, possuem 50 anos ou mais de existência. Nenhum mendigo irá entrar em uma dessas escolas. São cadeiras que pertencem aos melhores alunos do país, aqueles que escolhem ir para uma Escola de Aplicação não por ser pública ou não pagar mensalidade, o mérito é a qualidade.

COLUNI - 4 Anos consecutivos a melhor instituição de ensino público.
Será que é tão difícil copiar os bons exemplos?


País de classe média que vivem o desconforto de pagar impostos e contas, e procuram um futuro para seus filhos, sempre tentam levá-los a essas instituições, e isso não envolve só custo de uma educação de base, exige uma formação dos próprios pais.
Em resumo, só os já graduados possuem acesso a esse nível educacional.

Não adianta você ai petista argumentar que hoje temos dezenas de ferramentas de inclusão que levam os pobres a faculdade ou melhores escolas, isso é pura enganação.
Usar o argumento que o ensino leva 30 anos para chegar a base da pirâmide e os resultados emergiram, eu concordo... Porém, o único investimento que o governo sabe fazer com relação a qualquer modalidade, e isso afeta a educação em cheio, é o marketing.

Os professores ganham mal, são despreparados e não sabem lidar com um sistema falido.

Conheço educadores que dedicaram suas vidas ao ensino, e de 4 ou 5 anos para cá, resolveram que não terão como mudar o mundo. Trocaram a vida dura de tutores de alma e vida de pessoas, por promoções e promessas politicas. Alguns simplesmente cansaram.

As pessoas ainda não entenderam que crescimento econômico - principalmente em países como Brasil - só serve para deixar ricos mais ricos.

Eu vejo nas ruas, nos ônibus, nas praias, o que nosso povo vem se tornando. A cada dia somos mais fantoches, maravilhados pelos números e conquistas de um governo mentiroso. É como seguir um líder religioso a uma ilha inóspita, tomar alguma bebida mágica e esperar um mundo novo. Os que seguiram esse tipo de ritual, doaram suas vidas a uma causa nula, o charlatanismo e loucura de um guro. O PT mesmo sem ter muita inteligência, orquestrou e conseguiu não só chegar ao poder como se manter nele.

Qualquer governo por pior que seja deixa algum marco de obras em sua trajetória. Lula com o seu PAC, deixará centenas de obras sem conclusão, mesmo com a continuidade pela Dilma.

O Fernando Henrique com todo o mal que causou ao ensino brasileiro, privatizou e enxugou a maquina pública. O Lula sairá como aquele que mais deixou escândalos, que mais incentivou o crescimento do numero de funcionários dentro do governo, pagando salários muito alto aos benevolentes amigos do Planalto Central. É a corrupção estatizada, autorizada e assinada.

Existem dois tipos de apoiadores do Lula, aqueles que são pobres coitados alienados por uma cadeia de mentiras, ou aqueles que fazem parte do bolo, seja o pobre que ganha alguns sacos de leite por mês, ou aqueles que circulam pelos corredores das instituições públicas.

Todos corrompidos, alienados e esperando que o Brasil não seja uma ilha, e que seu mestre não esteja mesmo que por “inocência” ou devaneio esquizofrênico tentando lhes enfiar veneno goela abaixo.

4 comentários:

silas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silas disse...

hahaha
"Çim Nóis Pode" foi muito fantástico! Eu não queria mesmo rir, mas me entreguei. rsrs

Cara, eu "tentei de tudo" pra entrar numa dessas instituições de altíssima qualidade. Lembro que a minha mãe me colocou no primeiro cursinho da minha vida, que era chato pra cacete. Português e Matemática: o material pra passar no Colégio de Aplicação, no Liceu, no Colégio do Recife...
Só não arrisquei o Cólégio Militar, por que essa de andar fardado ou não assistir às aulas "por ter chegado com um pouquinho de lama no sapato social" não me caíam bem.

Acabei não passando em nenhuma delas, e ficando no municipal Padre Antônio Henrique. Perto da Praça Chora Menino, no Bairro que ainda chamam Boa Vista mas que é na verdade Paissandú.

Como bem pensei: as vagas de 5ª série ficaram quase todas pros filhinhos de papai... Gente que já havia passado do good morning, i love my big car e the cat is red (?) das aulas de Inglês; e pessoas que também tiveram uma ótima noção de geometria e sintaxe (inclusive por saberem o significado dessas duas coisas).

Eu sou o cara que tinha repetido a alfabetização (a única coisa que repeti na escola) por não saber a coisa mais básica, até então: escrever.

Hoje, a minha experiência não é a única; e os garotos de 17, da 8ª série, já entendem o que eu passei e o que eu quero dizer.

Três anos atrás, antes de voltar pra casa, após uma tarde de sábado dando aulas de jogos cooperativos numa escola pública do Recife, um desses garotos me deu um toque e me disse (eu estava falando coisas simples sobre cidadania e educação): "Tio, o ensino no Brasil é foda, né?".

Sem mais palavras pra descrever o bom e o péssimo. Aquele menino de 7anos disse tudo por mim.

Chantinon disse...

Infelizmente... muito infelizmente... eu tenho a mania de comparar o que vivemos hoje com a época do governo militar. Fiz minha primeira série em 1979, em colégio que tinha (senão me engano) uma única sala de aula. Me arrependo de ter jogado as provas fora... Poderia provar que me ensinaram raiz quadrada aos 7 anos de idade. A escola era pública. Estudei na Escola Martins Junior, que no passado era referência no ensino. Hoje é só mais uma, no meio de 99.9% das que fingem ensinar.