segunda-feira, 6 de junho de 2011

iCloud - O Dropbox da Apple - só que mais sexy

Quando lançaram o Dropbox, eu não via muita utilidade, já que não costumo "esconder" arquivos no mundo web. Mas terminei descobrindo que o treco é fantástico para compartilhar arquivos com amigos, sincronizar documentos e fazer backups.

Comecei a ver o mercado de discos virtuais como uma mina de ouro, e olha só o que a Apple apronto, lança o iCloud hoje no WWDC (Encontro de programadores para iOS e OS X).

O Steve Jobs que não tem a saúde perfeita há algum tempo, começou a apresentação com um "Obrigado, sempre é bom estar aqui".

O iCloud é uma mistura de disco virtual (seus arquivos nas nuvens) com stream de áudio (talvez vídeo?), como os tocadores de música nas nuvens que já vem fazendo sucesso e viraram moda entre os DJs do mundo, que passam noite e dia postando suas composições em quase tempo real.

Está chegando a hora de assumir que o micro, o notebook, o smartphone e até o Ipad são apenas latas, tranqueiras que não tem tanta importância. O que você ama são seus dados, e quase ninguém percebeu, mas quem já é usuário da nuvem esqueceu o que é "salvar". Aquela velha tradição de se assegurar que seus dados estão no HD físico (que em 99% dos casos não tem redundância e não está protegido de surtos de energia ou mesmo falha mecânica).

A Apple passa a brigar com o Google e a Amazon, que já ofereciam esse tipo de serviço, mas claro, a empresa da maça irá seduzir seus seguidores como sempre, com botões bonitos e uma usabilidade que é de ter vontade de mandar todos os designers de interface do mundo (exceto os da Apple) para o paredão.

Briga de gente grande
Um dado divulgado é bem interessante: O mercado de PCs encolheu 1% em um ano, enquanto o do Mac cresceu 28%. O Jobs só "esqueceu" de falar o quanto o Android (OS do Google para dispositivos móveis) decolou. Eu particularmente já considero o Google APPS um OS, e esse sim, tem uma cifra de crescimento que só o Google pode dizer, mas não é nada modesto.

O Windows em perigo, será?
Outra estratégia que vem dando certo com a Apple é de cobrar o preço de um cacho de bananas pelo seu sistema operacional para Macs. O novo OS X Lion custará US$ 29,99. A versão Servidor custará US$ 49,99. (Nesse momento o Bill Gates dá uma porrada na mesa e grita: Céus!)

E antes da Microsoft mostrar ao mundo o que vem por ai com sua parceria com a Nokia, a apple também apresentou hoje o iOS 5 para iPads, iPhones e iPods.

É uma verdadeira guerra. Os próximos anos serão cansativos... Teremos muito a aprender e renovar o quadro de nomes webficados. Bem vindos ao futuro.

Quer saber o tamanho desse HDzão chamado iCloud? Olha ai:



Mas ai você ficou curioso para ver esse datacenter da Apple por dentro, e agora?

Fica satisfeito vendo o do Google? Então tá na mão:



PS: O post saiu sem nenhuma imagem porque o Blogspot está em manutenção :)

PS2: Se quiser todos os detalhes, essa matéria ficou bem legal: O iCloud finalmente é apresentado

Nenhum comentário: