sábado, 1 de junho de 2013

Bolsa Família e a incrível semelhança do Brasil com a Itália



Sobre o Bolsa Família: Evidentemente esse gráfico abaixo não merece credito, não tem uma fonte de referência...
Mas o Bolsa Família realmente é irrisório no orçamento da união.
O maior beneficio do bolsa família é que ele leva dinheiro onde antes não existia, e isso gera negócios, ou seja, empregos. Empregos reduzem a violência e incentivam as pessoas a estudar e se qualificar. Isso, se tiverem sorte de não trabalharem como escravas. Infelizmente, todas as ações do governo (de 30 anos para cá) levam apenas mais dinheiro para quem já tem muito.

Com exceção das maluquices do Fernando Collor, ninguém mais nesse país conseguiu tirar de ricos. Há algum tempo, estudei o orçamento da união, e olhem que incrível, a maior parte do nosso investimento vai para "Ciência e Tecnologia" e isso me deixou intrigado, ai descobri o motivo: Petróleo. Sim, quase metade do investimento feito no país vai para Energia, o que deveria ser até bom, se tivéssemos um resultado. Na verdade, esse "desfalque" tem o motivo principal de esconder golpes.
A Petrobrás não tem concorrentes e o volume de dinheiro é tão grande, que "esconder" alguns bilhões é fácil. Desde Fernando Henrique Cardoso os maiores gastadores com publicidade no país são a Petrobrás e o Banco do Brasil. Agora, me faça entender como uma empresa que é MONOPÓLIO precisa gastar com marketing?

Ainda sobre o gráfico, essa parte é bem verdade... METADE do orçamento vai para pagar dividas e essas dividas são dinheiro para os bancos, outro paraíso para se desaparecer com alguns bilhões. http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/513556-orcamento-federal-de-2013-42-vai-para-a-divida-publica-entrevista-especial-com-maria-lucia-fattorelli 

 Hoje, cada ministério é obrigado a publicar seus gastos. Tudo isso pode ser encontrado na Internet. Porém, não existe uma auditoria confiável. A Petrobrás inclusive manipulou números para "aparecer melhor na fita", o que em um país descente seria levado a um tribunal, aqui passa como brincadeira. Os dados públicos do orçamento são encontrados como os abaixo, com informações manipuladas e cheio de risos e tudo muito colorido. http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/sof/ploa2012/110831_orc_fed_alc_todos.pdf 

O Governo consegue esconder no meio das palavras bonitas, por exemplo, o juros e refinanciamento, que em muitos casos, devoram 40% a 50% do orçamento para investimentos.

Ou seja, se um hospital precisa de R$ 200 mil, irá receber R$ 100 mil.

Então, o resumo:
50% do orçamento anual vai para BANCOS
30% vai para a previdência
20% É o que sobra para o país "comer, vestir e sobreviver"

Exatamente como qualquer cidadão ou empresa, não dá para viver com 20% do que se tem para orçamento, a não ser... que se tenha tudo muito bem planejado.

Se todos os candidatos políticos sabem que administrar esse caos é uma loucura, por que eles brigam tanto para chegar no poder?
E se temos apenas 20% para gastar, e arrastamos toneladas de dívidas, por que ainda continuamos nos endividando com obras que custam 3 vezes o valor real?

E o que mais me intriga, como tem gente que ainda defende o partido X ou Y ?

Em todo o planeta, só dois países são tão esculhambados em termos de corrupção, Brasil e Itália. Todos os demais países corruptos não possuem as mesmas condições. Ou sofrem com lunáticos no poder, ou estão na miséria completa.
O Brasil e a Itália poderiam ser lugares dignos, mas o povo prefere carro, futebol e sacanagem*


 *Não achei uma palavra que se encaixasse.
Postar um comentário