sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Seabiscuit

Seabiscuit...

Assistido pela terceira vez.
Há filmes que são livros lidos em realtime, 2 ou 3 horas de duração.
Efeito em tempo real.
Levanta a cabeça, e bola pra frente.

Maior parte das pessoas vê o filme pelo cavalo, eu vi o filme 3 vezes, pela simples vontade de ver figuras humanas.

O cinema tem o dom de adoçar as coisas. Vejo os personagens dessa história como eles eram de verdade. Eram pessoas rudes e duras, afinal conquistaram seu espaço a troco de muita porrada. E não existem fundadores de fortunas que sejam gentlemans, muito menos nos anos 30. Mas não precisa ser um lord para ter coração e ajudar as pessoas. Na verdade é o preço que muitos afortunados se vêem obrigados a pagar, seja diante dos olhos da figura suprema ou para a sociedade, mesmo assim, eles fazem isso como um investimento. Mais uma vez para muitos, agir em virtude do dinheiro é feio e malvado. Maldita educação católica escravocrata.

Bem, Seabiscuit é a história de um cavalo com sangue azul, mas que só quer comer e dormir. Mas com o estimulo certo, esse cavalinho pequeno e de postura torta para um puro sangue, conseguiu chamar mais atenção da imprensa e do povo americano que Hitler e a guerra. Um legitimo herói.

Tem um filme que é meio que um rumo contrário...Tucker - Um homem e seu sonho ( Tucker: The Man And His Dream ) de Francis Ford Coppola. O filme conta a história de Tucker, um visionário que cria um carro muito acima dos padrões da época, e acaba sendo sacaneado pelo poder do monopólio automobilístico.(Esse ainda não assisti)

No papel do Tucker está Jeff Bridges, que em Seabiscuit interpreta Charles S. Howard, o homem que acreditou no cavalo, no jóquei e no treinador (Todos eram azarões).

Na mesma linha de homens no poder, tem O aviador. Ai misturam-se as duas histórias anteriores, sucesso e sacanagem. O poder tem seu preço...

Filmes imperdíveis para quem é sacaneado constantemente e para quem tem o poder de ajudar os outros.


Curiosidades:

Seabiscuit já tinha sua história em filme desde 1949
http://brazilian.imdb.com/title/tt0041923

Charles S. HowardEsse cara é um dos meus inspiradores :-)
Depois do acidente com seu filho, ele construiu um hospital:
http://www.howardhospital.com/history.php

Se um dia estiver passando por Willits na Califórnia (5 mil habitantes), da uma passadinha no Rancho onde Seabiscuit viveu:
http://www.saveseabiscuitshome.org

Howard foi o maior vendedor de carros Buick da história:
http://www.prewarbuick.com/id255.htm


“O homem racional adapta-se ao mundo, o irracional persiste em adaptar o mundo a si. Portanto, todo o progresso depende do homem irracional”
Bernard Shaw


Quem conseguir a biografia completa do Sr. Charles S. Howard, por favor, me informe.

Um comentário:

Anônimo disse...

otimo filme...
mostra exatamente o que devemos possuir para vencer.

garra
vontade