sexta-feira, 21 de julho de 2006

Ser bandido vale a pena!

CSI Miami – Assassino foge para o Rio

Não é de hoje que bandidos fogem para o Brasil. Na verdade eles eram mandados ao país na época em que Portugal queria colonizar as terras e se livrar de larápios patrícios.

Recentemente o magnata russo Boris Berezovski, acusado de extensa lista de crimes e exilado em Londres, fez negócios com o time de futebol Corinthians e pretendia comprar a Varig.

Um hospede famoso que tivemos em nossas terras foi o "Ronald_Biggs", um dos assaltantes mais conhecidos da historia.

Quantos e quantos filmes não detalham como é fácil para um fora-da-lei levar uma vida boa no Brasil.
E quem nos dera que isso fosse só ficção.


Aníbal Bruno

Pernambuco é um estado que luta para voltar a ter sua representatividade merecida. A terra da cana-de-açúcar e seus engenhos, perdeu muitas posições no ranking nacional nos últimos 60 anos. Com o fim do governo Arraes, o estado voltou a crescer, não porque a nova administração fosse impecável, mas pelo menos não atrapalhava a evolução.Mas em alguns índices Pernambuco permanece sendo líder.... É o maior plantador de maconha do mundo, o maior matador de pessoas a bala no país, e provavelmente no mundo, e tem ladrão de colarinho ou de sandálias havaianas para dar e vender.Muito provavelmente também seja o líder em ineficiência dos sistemas jurídicos e policiais.

Não lembro de sermos lideres em alguma coisa que valha a pena, mas nos primórdios não era assim... Tivemos figuras ilustres como Delmiro Golveia, que pode até ser mal interpretado em alguma de suas atitudes mais rudes, mas era um capitalista com visão de bem estar de seus empregados, além de grande administrador e visionário.

Pois bem, Pernambuco mais uma vez saiu na frente (Sair na frente muitas vezes é sinal que tem alguém atrás...). Temos um presídio modelo, o Aníbal Bruno (Coitado desse Anibal, que emprestou seu nome para essa instituição famigerada).

Lá no Aníbal, presidiário que pode pagar R$ 3 mil por mês tem direito a vida de empresário. TV tela plana com Home Theather, claro que ligado a TV a cabo, som, cama confortável, geladeira e chuveirão para os dias de calor. Se bater aquela fome, é só pedir uma pizza que chega rapidinho, e ainda tem promoção, só paga R$ 12,00 e ainda leva uma Coca-Cola de 2 litros.O que é mais curioso disso tudo, é que em nenhum lugar o nome dos presos endinheirados foi revelado, e a única atitude foi de afastar o coitado do diretor do presio, tadinho dele.Funcionário público nunca é demitido, é afastado, ai termina ganhando uma promoção por ter passado por essa horrível humilhação.

Ainda escutei na CBN algum cidadão da secretaria de segurança que não lembro o nome, dizer que tudo iria continuar da forma que está no presídio, afinal, mudar a rotina poderia abalar os presos. Completou informando que o ministério público iria abrir um processo e que depois de finalizado, ai sim, tomaria alguma atitude. A partir dai fiquei mais tranquilo, é só esperar o processo rolar, e em uns 287 anos irão tirar a boquinha dos encarcerados marajás.


PCC

Depois do presidente prezepeiro Luis Inácio Mula da Silva, o PCC é o maior marketeiro da última década. Só é no que se houve falar. Tem horas que tenho impressão que os chefes do PCC querem ser os novos revolucionários, como foram os participantes dos atos terroristas no Brasil nos anos 60 e que tempos depois viraram PTistas. Só falta agora algum escritor nacional criar um personagem tipo Tom Saywer que cheire cola, ande com uma magnum 45 e estupre a mãe, esse seria o nosso herói nacional.


A ultima noite

Agora é moda. Bandido coitadinho que se sai bem no final não é exclusividade de novela brasileira. Spike Lee que sempre foi o típico diretor de filmes que mostram a realidade do racismo americano, agora criou um filme com brancos, em que um traficante bonito e elegante faz papel de coitadinho. Amigo de típicos nova-iorquinos envoltos em conflitos normais até para pacatos cidadãos de cidadezinhas. Apesar do filme ser muito bom, e mostrar que nem sempre o crime é clamoroso, o apoio e piedade que o traficante que está para ir ao xadrez recebe é de deixar qualquer familiar de drogado, revoltado.














Zidane

Hoje em dia, herói que é herói faz besteira em publico, e como é herói, o publico aplaude.
Apesar de receber um cartão vermelho por uma cabeçada no rival que xingou a família e sabe-se mais lá o que mais, o jogador Zidane terminou a copa do mundo com o trófeu Bola de Ouro da Fifa 2006, atribuído ao melhor jogador do campeonato.
Merecido sim! Se deveria levar o prémio após sua cabeçada, acho que não!

Deixa eu lembrar de algumas figuras famosas que sempre se deram bem escapando da punição justa:

Michael Jackson, Alexandre Pires, Edmundo, O.J. Simpson, Rosinha e Garotinho, Daslu...
Tem muito mais, irei adicionando com o tempo (Desisti de adicionar, gastaria meu teclado).

Aqui temos um texto maravilhoso, onde é mostrado nossa origem, e que a impunidade não é coisa recente:
http://brazil-brasil.com/content/view/689/78/

Vale lembrar aos menos alertas, ser bandido não tem nada de legal. Ser bandido é morrer cedo e sozinho, mesmo que por um tempo ele consiga pagar por "amigos fiéis".
Ser bandido não vale a pena!

Nenhum comentário: