quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

"Goodbye, television. Hello, Joost"



Muita gente ainda está esperando a tal TV Digital, HDTV ou um padrão universal.

Se observarem os últimos 10 anos de historia das tecnologias revolucionárias verão que quem dita o rumo hoje é o usuário. Enquanto os governos buscam padrões e normas, a TV que conhecemos está mudando.

Mas não é uma mudança de CRT para LCD ou de PAL/NTSC para HDTV, a TV agora vai ficar na tela do PC ou do celular, e para quem ainda não sabe, os sistemas de compartilhamento de vídeo pela internet já se tornaram um banco de dados nunca imaginado.

Agora você pode guardar seus vídeos no Youtube, que por sua vez está presente em blogs, sites e no Orkut. Qualquer um pode expor seu lado cineasta.

Os grandes fomentadores da tecnologia de vídeo pela internet estão trabalhando a todo vapor, e a Miranda Technologies já lançou sua solução completa para IPTV, onde qualquer empresário abastado pode abrir sua emissora de TV Online.
(Por enquanto o governo ainda não criou regras para esse tipo de veiculo, é a famosa caça ao ouro, quem chega primeiro fica rico, ou quebra por completo)

Quem está prestes a enfiar a mão na mina (novamente) são os visionários Niklas Zennstrom and Janus Friis, fundadores do KaZaA e Skype. Dessa vez eles querem mudar os rumos da TV mundial, e ninguém tem dúvida que eles mudaram o mercado fonográfico e de telefonia. A empreitada agora se chama Joost, e eles apresentam a idéia com a frase: "Goodbye, television. Hello, Joost"
Se inscreva no site, e fique na ansiedade de ser um dos escolhidos para ser beta-tester desse novo mundo.

Seja bem vindo a nova bolha .com, em 2 ou 3 anos a loucura irá recomeçar, e para quem achava que no mundo já havia muita fibra ótica pelas calçadas, agora verá uma explosão de antenas WiFi e mais fibra, mais fibra, mais fibra...

"Goodbye, television. Hello, Joost"

obs: o Joost ainda é beta... nesse momento por exemplo, está fora do ar ;-(

Nenhum comentário: