sexta-feira, 20 de julho de 2007

A Dama na Água

O que dizer de um filme que ficou por um curtíssimo período nos cinemas?
E se esse mesmo filme fosse ganhador de 2 Framboesas de Ouro, nas categorias de Pior Diretor e Pior Ator Coadjuvante. Ainda indicado nas categorias de Pior Filme e Pior Roteiro?

O que você pensaria de um filme desses?

Bem, eu também ficaria com um pé atrás.
Mas passei por essa mesma experiência quando assisti Batman Begins. Toda a critica meteu o pau no filme, e até os populares não gostaram. Mas o filme é sem duvida o melhor da série, na verdade, o único que merece respeito.
A Dama na Água foi achincalhado pela critica e odiado pelo público. Porém na minha humilde opinião é um dos melhores filmes que já assisti.

Estava tão preparado para ver um filme trash, que nem dei muita atenção aos primeiros minutos do filme. Mas ele foi logo me envolvendo. Seus personagens suburbanos e cheios de simplicidade e conflitos me deixavam cada vez mais empolgado.

Paul Giamatti, faz o papel de Cleveland Heep, um senhor gago que cuida de um humilde condomínio, onde seus moradores sem saber serão envolvidos em um conto de historia infantil mágico e misterioso. Heep, essa figura pitoresca e prestativa, encontra uma jovem que parece ter surgido de dentro de uma piscina, ela chama-se Story (Bryce Dallas Howard, que com certeza na vida real é um anjo). Ferida e assustada ela parece vir de outro mundo, e envolve vários personagens a procura de qualidades especiais dentro de cada um, só assim Story poderá voltar a sua origem.

A historia foi escrita por Night Shyamalan (acredito que seja o mais jovem diretor de cinema a criar tantos filmes interessantes) para seus filhos. O livro terminou virando filme, onde a trama acontece com o conto infantil se tornando realidade.

A poesia e a simplicidade da rotina da vida, tornam esse filme um dos mais sensíveis que já vi. Lembra-me um pouco Peixe Grande (Hummm... Lady in Water seria um ótimo roteiro para Tim Burton).

Pode ser coincidência, mas boa parte da equipe que participa desse filme está presente em outros filmes que acho maravilhosos e imperdíveis...

Night Shyamalan:
A Vila
Sinais
Corpo Fechado
O Sexto Sentido

Paul Giamatti:
O Ilusionista
Sideways
Anti-herói Americano
O Resgate do Soldado Ryan
Confidence - O Golpe PerfeitoShow de Truman
Donnie Brasco

Bryce Dallas Howard:
ManderlayA Vila
Apollo 13

Jeffrey Wright:
Angels in America
Syriana
Basquiat

Freddy Rodríguez:
A Sete Palmos
Caminhando nas nuvens

Sarita Choudhury:
A casa dos Espíritos
Um Crime Perfeito

Nenhum comentário: