sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Tropa de Elite - O Filme

Internet não é mais coisa de burguês, e milhões de pobres agora já usam lan house a R$ 1,00 a hora. Orkut, blogs e outras tralhas que tomam tempo de vida, já chegaram à população humilde. Coisa que para muitos é a saída para o crescimento intelectual, a informação entra e o cara nem percebe.

O que me deixa mais impressionado com o mundo Web é a forma como uma informação é viral. Se um simples vídeo no Youtube pode se tornar global em menos de 24 horas, o que podemos falar do filme Tropa de Elite do cineasta José Padilha é um verdadeiro sucesso antes de chegar aos cinemas.

Quem tem internet com banda suficiente, fez o download. Quem tem grana, comprou nos ambulantes fornecedores de DVDs. Ou ainda assistiu porque alguém ficou tão vidrado no filme que fez questão que todos vissem (Passei por isso com Um Sonho de Liberdade, mas no lugar de piratear, loquei o filme por uma semana e fiz um tour forçando aos amigos a assistirem, e claro, fornecer a pipoca e coca-cola)

Sou fanático por cinema, e não aceito nada inferior a qualidade de um DVD, mas depois que vi um filme no formato .rmvb, comecei a ver que o mercado de DVD vai passar por momentos difíceis. Os futuros formatos em HD serão por muitos anos coisa para meninos ricos. O mundo está conectado, mesmo os sem rede agora conseguem ter em mãos filmes que nem saíram no cinema.

Meus parabéns ao diretor José Padilha e ao ator Wagner Moura, vi o filme pirata sim, mas assim que sair no cinema serei o primeiro da fila.
Não gosto de filmes nacionais, não gosto das leis de incentivo, mas esse é um filme com uma estética muito boa, roteiro muito bom, e o principal, é a pura realidade que vivemos (Achei até pouco violento).

[Contradizendo como sempre, aposto que o filme será um sucesso no cinema, mesmo com toda a pirataria. Outra coisa que tenho uma explicação particular é que o sucesso do filme se deve a rigidez e fama de brucutu que o BOPE carrega.
O povo (principalmente os mais humildes) são como crianças na infância ou adolescência, eles querem pais presentes, que mostrem o caminho correto, mesmo que absurdamente isso seja duro. O ser humano se sente seguro quando está abaixo de um individuo mais poderoso como o pai ou a mãe. A sociedade quer ordem, e um “sistema” que funcione, e o BOPE para os humildes representa ordem]

Nenhum comentário: