sábado, 27 de setembro de 2008

As coisas que você não sabe mas deveria saber sobre computadores e internet


Como computador hoje é uma ferramenta social, e cada ser humano em breve deve está conectado em rede, e na mesma proporção que hoje existem mais carros que avenidas, a consciência humana e o conhecimento não crescem na mesma ordem que essas tranqueiras que prometem facilitar a vida/transporte (Adoraria desplugar essa maquina dos infernos e no máximo ter um Wii. Carro é algo que nunca tive paixão mesmo...)
Como utilidade pública irei dar algumas dicas (e sustos) em vocês que estão todos os dias na internet.

Como na vida real, maior parte das pessoas são do bem, desse montante quase que o total, fazendo coisas erradas por serem apenas meros seguidores de modas e seres que não pensam nada além de comer, beber, fuder e dormir (Meu Deus, como eu tenho inveja, adoraria gostar de dormir).

O lado negro da força, são aqueles sujeitos e meretrizes que acordam estalando os dedos: _EUREKA! Finalmente pensei numa forma de falsificar o cartão da minha vó e raspar a poupança da velha!
(Não seu idiota, o malandro ai não tá falando de depilação)

Se você usa internet e acha que é só ligar seu modem e sair navegando, fique sabendo que você está nadando em uma praia lotada de tubarões. E mesmo aqueles que são santinhos e não tem nada o que esconder, podem passar por problemas muito chatos, como ter seus dados pessoais vendidos na Santa Ifigênia.

As ferramentas que você obrigatoriamente precisa:

Antivírus
Não tem jeito, tem que ter. É um programa chato, que para quem usa computadores mais lentos é pior ainda. Mas tem que usar. Aconselho o NOD32 da Eset ou o Norton da Symantec.

O que acontece sem ele:
Coisas simples como ver uma imagem ou abrir um documento podem iniciar um processo que irá dominar de PC aos poucos. Um vírus normalmente prefere ficar escondidos, e você pode conviver com ele por anos. A alguns anos os vírus de PC eram coisas românticas, programinhas chatos que só faziam irritar o infectado. Hoje a coisa é diferente. Boa parte dos dados que trafegam na rede passam por várias barreiras e antivírus. Se ele chegou, ficou e cresceu na sua maquina, pode acreditar, o estrago quando for descoberto será grande.
(Ah! E diferente do que já vi inclusive em matéria da Rede Globo, um vírus não tem poder de destruir um Hardware, como seu HD. Um técnico experiente pode limpar seu HD dessa praga e inclusive recuperar seus dados. Se alguém quiser lhe vender um HD novo porque o vírus comeu o seu, pode acreditar, estão querendo lhe roubar).

Antispyware
Mais um programa que deixa seu PC mais lento, mas esse é o cara que fica de porteiro no seu PC. Para cada site que você abre, inúmeros invasores tentarão capturar alguma informação sua. Um bom Antispyware é como aquele guarda-roupa de porta de boate, ele deixa quase todo mundo passar, mas sabe identificar o malandro no meio da multidão.

Uso a muitos anos o Spybot, que é grátis mas é o melhor do mercado, ganhando dos pagos.

O que acontece sem ele:
Ao instalar programas ou até mesmo usando internet, vários programas menores que passam despercebidos, são instalados na sua maquina. A missão deles é coletar dados e enviar para a empresa de algum software instalado no PC ou informações do seu computador que serão usadas na personalização de sites por exemplo. Maior parte dessas informações devem realmente ser enviadas, as empresas usam esses dados para melhor acompanhar e entender a preferência dos clientes. Os malandros sabendo desse fluxo de informações, e criaram programas falsos, que passam a coletar informações que não deveriam sair do seu PC, como senhas e configurações pessoais. Dentro do termo Spyware existem tantas variações que isso se tornou uma industria segmentada. Os spywares podem capturar senhas, registros, conversas via MSN e inclusive registrar tudo que você faz no seu PC durante o dia todo, e mandar isso para um hacker em qualquer lugar do mundo.

Windows (Original) Legalizado 
Isso não é jabá para a Microsoft. Você deve usar o Windows comprado legalmente. Isso lhe dá direito a atualizar o sistema via internet, o que elimina as falhas de segurança que vão sendo descobertas.

O que acontece sem ele:
Vi recentemente algumas versões de Windows Pirata que vinha em CDs já totalmente configurados, era só instalar e usar. Super legal, inclusive muito rápido, já que todos os recursos de segurança estavam desabilitados. O piratinha safado já vinha totalmente aberto ao mundo, e (não consegui achar mas ta lá) há uma grande chance de um spyware informar ao Hacker o exato momento que seu PC está na internet e mais desprotegido que a Brooke Shields no filme Pretty Baby.


As barbaridades que você não deve fazer

Clicar em QUALQUER COISA de estranhos. 
Quando receber e-mails de desconhecidos, não clique para abrir fotos, links ou qualquer coisa. Segundo os bancos, são os e-mails a maior arma dos hackers que roubam cartões e senhas. Só para você ficar mais um pouco assustado(a), um hacker com seus dados bancários, pode (e vai) ter um grande interesse em lhe conhecer pessoalmente (dependendo da sua conta bancária). Se ele já tem sua senha, fica faltando o cartão... Ôu oww... sua campainha está tocando?
Aceitar coisa de ESTRANHOS CONHECIDOS.

Chega na sua casa aquele seu sobrinho e mais rápido que a luz saca do bolso um Pendrive e enfia no seu PC... Nãaaaaa!!!

Isso é um ato inaceitável. Pode plantar a mãe nesse moleque.
Nunca deixe (mesmo que o cara tenha uma aureola reluzente na cabeça) ninguém colocar Pendrives ou CDs na sua maquina sem ter um bom antivírus atualizado. Antes de usar qualquer coisa desses meios, faça uma varredura com o antivírus.
Claro, isso também é válido para arquivos enviados por e-mails, MSN, etc.


Usar webcam para seduzir seu namorado
Tá lá, doce e jovem garota, leitora ávida de revistas femininas (que tem mais putaria que 10 de homens), acha que pode ser Britney, e começa uma brincadeira com seu namorado que está do outro lado da rede:
 
1. Seu namorado pode ser mais inteligente que você e ter um programa que grava seu vídeo. É um triste meio para descobrir que o amor pode ser só sacanagem.
2. Se seus dados estão trafegando até chegar em algum lugar, pode ter certeza, algumas dezenas ou centenas de sujeitos estão vendo seu vídeo, e em questão de minutos eles irão compartilhar para milhões. Mas quem sabe você não nasceu para ser Paris Hilton?


Mandar o micro para assistência com dados secretos
Apesar de ser obvio, muita gente não imagina que levar um computador para consertar, quer dizer entregar toda a vida nas mãos de uma pá de desconhecidos.
Não sou inocente de acreditar que boa parte dos cidadãos comuns não arquiva toneladas de putaria no seu PC, isso é uma característica basicamente masculina. Todavia, as mulheres fazem muito pior, costumam se fotografar como futuras estrelas da Playboy, e armazenam tudo isso adivinha onde?
E ainda tem os homens de negócios, que deixam suas planilhas e relatórios na maquina de casa, e na hora do pau, vai tudo para na assistência, e como Deus escreve certo por linhas tortas, o cara da oficina de PCs vai ser filho do seu concorrente.


Andar na moda tem um preço
Você já é aquele expert, ta rindo da minha cara por falar tanta besteira. Vai rir mais ainda...
Uma barbaridade comum é instalar acessórios para diversos programas. Um programa que já tem seus atropelos e passa ao nível de risco é o MSN quando é instalado plugins e penduricalhos . Para cada porcaria adicional instalada, mais risco.
Um dos argumentos dos Nerds de revista Info Exame é que tudo da Microsoft não presta, e é melhor usar o Firefox no lugar do Internet Explorer. Isso é uma grande mentira. O Internet Explorer ainda é o navegador mais seguro, desde que você use as versões mais novas e mantenha-o atualizado (Isso pode ser automático se você tem Windows Original – a regra é a mesma para qualquer navegador).
O navegador que aposto como mais seguro é o Chrome da Google, de quebra é o mais rápido e minimalista.


Pronto, fiz isso aqui para ajudar alguns que me enchem o saco para ajudar a resolver incêndios. O melhor é remediar antes.

9 comentários:

Deftones disse...

A maioria das informações seriam mais úteis pra mim em 2001... Mas algumas dicas vêm a calhar, como a recomendação em favor do Google Chrome, que ando relutante em baixar, mais por desleixo do que por indiferença ou richa com tudo que o Google faz - até porque não sou adepto de tais frescuras. mas acho que o farei em breve...

É isso aí, pode parecer lugar-comum mas mesmo muitos usuários pretensamente experiente se esquece da importância de coisas como anti-spywares... fazer o quê? Um abraço!

Anônimo disse...

Muito obrigado!
Tinha um conhecimento dos riscos mas você pode tirar todas as dúvidas, nada é 100% seguro mas evitar é bem melhor mesmo!
Parabéns pelo post

Taynar disse...

Eu acho que nem tenho muito o que comentar. Porque concordo com quase tudo o que escreveste.
Só faltou falar mal daqueles emails com aquelas apresentações em powerpoint que são um SACO! Eras do negócio mala. Se bem que, mais mala é quem manda na verdade.

Beijo, moço

Flávia disse...

Há um tempo atrás tinha um demônio do meu PC. Era muito poder pra um virusinho só. Primeiro, eu tunha que trocar de teclado a cada 6 semanas, porque eles queimavam quando esse período se esgotava (como vc vê era um demônio sistemático). Depois, meu PC simplesmente se recusou a reconhecer a impressora, e não teve reinstalação que resolvesse. Por fim, queimou a minha motherboard e o modem.

F* e mal paga. E olha que sigo aí direitinho os 7 cybermandamentos. Imagina se vacilasse...

Beijos!

Chantinon disse...

Leon,
As dicas são para novatos mesmo. Acredite, 80% dos usuários de PC não fazem idéia de nenhuma dessas coisas.

Bonodavi,
Valeu ai vei!

Taynar,
Tem coisas que são do DNA das pessoas, vem dos antepassados. Eu tenho um e-mail só para receber essas porcarias e deixar alguns amigos felizes :) (quase nunca vejo, mas as vezes tem algo legal)

Flavinha,
Isso ai nunca foi vírus, é hardware mesmo. É nessas horas que os ricos usuários de Mac tiram maior onda da cara dos pobres usuários de PC/Windows. :)

Sunflower disse...

isso foi Muito, MUITO didático pra mim.

Beijas.

Sunflower disse...

por didático digo algo bom, pois aprendi (me reiteranto caso eu vá ser mal interpretada)

Sunflower disse...

como eu sei quem assina meu feed?

juro que não sei comofaz

beijas

Anônimo disse...

Uma opção para ficar mais tranqüilo é usar um sistema operacional Linux. ;-)
Eu uso o Ubuntu há quase dois anos direto, e nem sei mais o que é Windows.
Uma vantagem que ganhei com essa troca foram os pedidos de ajuda e suporte. Não posso mais ajudar, pois não tenho um Windows instalado para ir fazendo os movimentos junto. Agora, para dar suporte, só indo na casa do amigo. Aí tem que rolar uma pizza e vinho ou pelo menos uma pizza e cerveja. :-)
Abração