sexta-feira, 21 de maio de 2010

Novidades do Google no I/O 2010

Ontem (20/05) durante o encontro de desenvolvedores do Google, o Google I/O, alguns novos produtos foram anunciados.

Os vídeos abaixo podem ter o áudio legendado automaticamente a partir da voz do narrador, e como são em inglês, você também pode traduzir a legenda para o português. No final do post fiz um tutorial visual de como fazer isso. (Os colegas nerds podem rir, mas muitos não sabem como fazer isso).


Google TV
Em parceria com a Sony e a Logitech, o Google irá levar ao mercado a partir de setembro, TVs com recursos de pesquisa e gravação de vídeo. O resultado da pesquisa exibirá canais de TV tradicionais e informações de sites, como a versão tradicional do buscador. Para quem não deseja adquirir uma nova TV Sony, será possível comprar um Setup Box da Logitech e usar o recurso em qualquer TV.




Google APP Engine Enterprise
Os desenvolvedores já tinham acesso a essa ferramenta, onde é possível criar uma aplicação diretamente na estrutura do Google. A grande vantagem é que tudo já está dentro da Nuvem (Cloud Computing). Nenhum outro serviço de hospedagem pode ser comparado ao Google. É o sonho de qualquer programador que planeja tem um crescimento de acessos astronômico, ou para empresas que querem desenvolver seus aplicativos para uma fácil distribuição e crescimento.




Google Chrome Web Store
Muitos já descobriram as vantagens de usar o Google Chrome, o navegador mais rápido e light do planeta. Essa ferramenta chegou antecipando o HTML 5 (Se você usa a versão 5.0 em diante), já aceita vídeos encodados em VP8 (mais uma jogada do Google com a compra da On2) que é um CODEC 100% grátis e promete ser melhor que o H.264 já usado no youtube, por exemplo.
Agora, o Google lança sua loja de softwares, que não deve se resumir apenas a softwares para PCs. Os aplicativos podem ser tradicionais, rodando dentro do seu PC ou em formato de Cloud Computing, e assim, é adicionado um novo ícone ao desktop ou no Chrome, que também é a interface padrão do Sistema Operacional Chrome OS. E se você é desenvolvedor, pode criar uma aplicação usando o Google APP Engine para usuário do Google Chrome OS, Chrome, Android ou Google TV, publicar seu trabalho na Web Store e dividir os lucros com o Google.




Google Android 2.2
Os números do Android impressionam. Em um ano e meio de vida, o sistema operacional para aparelhos móveis chegou a marca de 100.000 aparelhos vendidos por dia (Um numero difícil de acreditar). Mais de 60 modelos de aparelhos. 180.000 desenvolvedores e mais de 50.000 aplicativos, WoW!
A nova versão 2.2 promete ser muito veloz e traz atualização para recursos já conhecidos, como o Google Maps e novas funções para o reconhecimento de voz, ou seja, é possível fazer pesquisas de todo tipo (internet, mapas, imagens, etc) usando apenas a voz. E que tal falar em um idioma e o celular traduzir para outro idioma? :D




Google Chrome 6 Beta
E se você já sabia de tudo isso, é um tarado por ultimas novidades, que tal testar o Chrome 6 beta:
Ops! Eu quis dizer, Chromium :D
É uma versão Open Source e feita por várias mãos, a galera que usa Linux já conhece, mas agora temos uma versão para Windows Também. É beta, nem precisa de instalação, porém é por conta e risco seu:

http://build.chromium.org/buildbot/continuous/win/LATEST/


Traduzindo videos do youtube

Nenhum comentário: