terça-feira, 3 de maio de 2011

Google Apps Migration - Adeus Outlook e Exchange



Os EUA precisaram de 10 anos para matar Osama Bin Laden. Você ainda usa leitores de e-mail baseados em POP3 ainda? Que tal mandar bala nesse programinha safado chamado Outlook?

O Gmail veio ao mundo em 1 de abril de 2004. Comecei a usa-lo antes de agosto desse mesmo ano. O penúltimo e-mail que tenho armazenado, de número 5.371, contem em anexo o arquivo com o catalogo de endereços que exportei do Outlook Express.
Por não poder levar todos meus e-mails (naquela época) para o Gmail, tive que conviver por mais tempo com o leitor de e-mail da Microsoft, e todos seus bugs e perdas de dados.

Uso 42% dos meus 7.5GB de espaço que o Google me dá totalmente grátis. São 7 anos com uma média de armazenamento de 2,1 e-mails por dia. Ou seja, isso prova que sou organizado, já que recebo de 30 a 150 e-mails por dia (os picos são quando estou envolvido em projetos ou pesquisando opiniões em forums).

Em 7 anos nunca perdi nenhum e-mail. Seja enviado ou recebido... Já com o Outlook...

Para aqueles que desejam levar tudo que está no Outlook para o Gmail (além dos e-mails dá para migrar o catálogo de endereços, favoritos e a agenda. Use o Google Apps Migration, que passou um tempo sendo exclusivo para assinantes das versões pagas do Google APPS, mas agora com a versão nova, você que usa ou pretende utilizar o Google APPS (versão grátis) já pode migrar até 50 contas de Outlook/Exchange e esquecer todas as dores de cabeça com SPAMs e Administração de um servidor de e-mail ou até mesmo retirar o serviço de e-mail do seu provedor (host).

Existe uma grande parcela de empresas que nem sequer possuem um domínio na internet, e usam e-mails como o famigerado hotmail ou até piores. Ainda tem aqueles que usam provedores (hosts) para gerenciar os e-mails, sem filtros de SPAM ou qualquer tipo de arquivo.

É para essas empresas que estou organizando um pacote de serviços com direito a migração de contas de e-mails para o Google APPS. Não será de graça, mas bem perto disso  :)

PS: Nada contra a Microsoft, sou defensor ferrenho do Windows e do Microsoft SQL, mas Outlook, Internet Explorer e Exchange são tecnologias que ficaram paradas no tempo.

3 comentários:

Sócrates de Halley disse...

QUE MASSA!!!! EU VOU USAR!!!

Anônimo disse...

Atenção que houveram alterações e o serviço gratuito agora é apenas até 10 caixas de correio.

Abraços

Chantinon disse...

Caramba! É verdade... Vi agora que o número caiu de 50 para 10 usuários.
Aqui estou usando com 27 usuários e nada mudou.