quarta-feira, 11 de maio de 2011

Microsoft + Skype + Nokia (MSN)


Mais uma vez a lenda de Davi e Golias se mostra como um caso pouco provável, já que o maior sempre ganha. E no mundo da tecnologia você pode arrumar algumas exceções, mas é só procurar que você encontra o motivo do gigante não pisar na cabeça do baixinho. A Intel por exemplo, vive levando rasteira da AMD, um mosquito picando um elefante. Por quê a Intel não acaba com a AMD?
Simplesmente não pode! As jurisprudência dos negócios nos EUA e restante do mundo civilizado não permite que um único "player" fique sozinho no mercado.

Eis que a imprensa que se diz especializada, caiu de pau em cima da AMD quando comprou a ATI, e eu, humildemente, vibrei pra caralho!

Quando a AMD resolveu vender as fabricas de processadores e se focar no Design dos Chips, também achei fantástico e genial, mas a imprensa de TI me chamava de louco... Adivinha, a AMD, do tamanho de um mosquito, além de continuar viva, depois de tantas estrepulias, tem tecnologias que hoje são imitadas pelo elefante, a rival Intel.

Quando a Nokia anunciou ao mundo que iria simplesmente largar de lado o sistema operacional dos seus celulares, o Symbian e passar a utilizar exclusivamente o Windows Phone (WP7), a imprensa mais uma vez, previu o fim dos tempos. Onde diabos a Nokia estaria com a cabeça?

A empresa finlandesa não parou por ai, está levando 3.000 funcionários de desenvolvimento para as mãos da Accenture, que passará a administrar o desenvolvimento do já sem futuro Symbiam. E eu aqui, aplaudindo... (Já que sei um pouco mais que a imprensa...) Não se ganha dinheiro fabricando celulares, isso dá é prejuízo, que o diga a Motorola. A Nokia minha senhora, ganha dinheiro vendendo infra estrutura para as operadoras de telefonia, patentes e conteúdo para aparelhos móveis, celular, aquele aparelhinho, é só uma tranqueira que leva o cidadão a gastar grana com outras coisas.

Diabos, onde estava a cabeça da Nokia, uma mega corporação que começou a vida fabricando armários, depois botas, fios... E hoje é uma das líderes em equipamentos e padrões de comunicação utilizados em todo o planeta, para enfiar o pé na lama e fechar um acordo com a Microsoft, e levar windows para todos os celulares dela, justamente a que mais vende...

Talvez, eu disse: TALVEZ... A diretoria da Nokia soubesse que a Microsoft iria comprar o Skype, o que aconteceu hoje (10/05). Talvez a Microsoft soubesse que iria precisar da empresa que mais entende de Telecom, para usar protocolos especificos, e criar uma linha de aparelhos celulares nunca vistos, com comunicação via internet, integração com equipamentos para jogos como o XBox 360 e Kinect. Wow! Muita coisa virá por ai... E a imprensa continuará sem entender direito como tudo isso funciona, exatamente o que acontece com a Microsoft, que está torrando US$ 8 bi no Skype, mas ainda não aprender nada sobre Internet. A nova versão do MSN e Internet Explorer provam isso.

Por outro lado, no mundo que dá dinheiro (retorno), a MS continua indo fundo, melhorando suas soluções em Cloud Computing. Ela só tem que se decidir, se quer ser uma fornecedora de serviços como a Apple, de infra como a Oracle ou irá continuar pulverizando produtos mais ou menos, como o Windows 7, que apesar de robusto, tem toneladas de problemas de usabilidade.

2012 promete ser o ano mais quente da década. Veremos celulares que filmam em Full HD, tablets leves e cheios de serviços nas nuvens. Quem será o próximo Davi e Golias?

Nenhum comentário: