quinta-feira, 30 de junho de 2011

Google+ A maior sacada dos últimos 20 anos


Em uma única semana o Google liberou quase uma dezena de novidades no Google APPS e Gmail. Coisa que parecem bobinhas, mas facilitam ainda mais o uso das ferramentas e melhora a produtividade.

Há um bom tempo critico o visual feioso do Facebook e a sua usabilidade, fora a segurança. Apesar de ter passado a usar o Twitter, também não sou fã dessa geringonça (Mesmo depois de descobrir que é só filtrar adolescentes e fãs da Lady Gaga que dá até para aproveitar algo).

Para surpresa de boa parte dos "antenados" e "experts" que reverenciavam o Facebook, o Google anunciou ontem sua nova Rede Social, ou melhor, sua nova plataforma de vida!

Para a grande maioria será apenas um site que reune uma Rede Social, chat com vídeo, catalogo de usuários, onde você gerencia seus contatos por Circulos, exatamente como na vida real. Ainda dá para colocar seus albuns de fotos, videos e trocar idéias com a comunidade.

De uma só vez o Google comprou briga com o Skype, Facebook, MSN, sites de armazenamento de fotos e coisas que ainda estão por vir...

Do lado técnico, o Google passa a gerenciar as pesquisas pelo gosto dos usuários. O que vale agora é a relevancia e toda essa nova plataforma fará as respostas as pesquisas serem muito mais precisas.

O Stream é onde você vê o que está rolando de assunto entre seus amigos e pessoas do Circulo.

Sparks é um cantinho onde você tem assuntos relacionados ao seu gosto pessoal. Se você por exemplo gosta de automobilismo, será um dos itens disponíveis, ou ainda você pode informar sua preferencia de tema.

Chat é o bom e velho Gtalk, integrado diretamente no Google+. A simbiose do Chat com a tela branca de fundo é algo tão soberbo em design que você fica se perguntando... Por que diabos não era assim desde o inicio?

Hangout é o chat video (ou video-conferência, se preferir) onde você fala com amigos dos seus Circulos ou pessoas convidadas.

Ainda existe o Google+ para Mobiles (celulares e tablets) onde é possível usar as mesmas ferramentas e uso dos contatos. Tcharammmmmm!!!!
Você pode falar com seus amigos por voz e vídeo direto do celular sem pagar ligação (se estiver usando Wi-fi, evidentemente)

Tentei enviar convites para alguns amigos, mas só o Marcelo Generoso conseguiu receber, e logo após ter enviado, o link com convites sumiu.

Os poucos (Poucos???) que já estão na Rede Social Google+ já começaram o show de piadas e comentários hilários. Nos primeiros dias vai ser tudo muito divertido... Até os moleques invadirem, mas isso é a vida e os filtros estão ai para isso, bloquear gente chata.

Os primeiros testes que fiz foram interessantes. 
Fiquei tão empolgado que fui levado a desenterrar minha webcam  :)
A usabilidade é uma obra prima. Mesmo existindo dezenas ou centenas de possibilidades, é fácil focar no que você quer fazer.

Amanhã (hoje) irei testar testei no iPad e Android (Motorola Tab)

Outras novidades...

Se você é webdesigner já sabe que o Flash tem os dias contados. O Google criou uma ferramenta que converte os arquivos em Flash para HTML 5. O Swiffy é na verdade um site onde você envia seu arquivo Flash e recebe o novo arquivo convertido, simples assim.

Você pode ter mais detalhes sobre o Google+ nos links abaixo:

http://googlediscovery.com (Onde as informações sobre as novidades aparecem mais cedo)


Já tá rolando as famosas piadas:


Nenhum comentário: