quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Esse país é uma piada… Mãe, eu quero uma Hilux da polícia do Ceará

Se era necessário, porque todas as viaturas estão paradas?

Tem coisas que mesmo pesquisando, lendo e procurando fontes confiáveis ainda fico me perguntando se não é tudo um fake internético.

Tem tanta informação desencontrada que não consegui saber se são 428 ou 200 as Hilux SW4 que o governo do Ceará comprou para a polícia.

Há, para quem não sabe como funciona um processo de licitação, é bom dar uma pesquisada.
Onde mais de rouba nesse país são nas licitações.
Essa ai da Hilux por exemplo, o edital não deixava concorrentes como Nissan ou Chevrolet sequer participar do processo. É o mesmo que você ir nas Casas Bahia e só poder comprar uma geladeira Brastemp, as outras você sabe que existem, mas não pode comprar, entendeu?

Não, você não leu errado. Os cearenses agora podem contar com policiais pilotando possantes caminhonetes com banco de couro e câmbio automático, simplesmente a Hilux mais completa do mercado.

As informações são desencontradas, mas sendo 200 ou 428 unidades desses carrões, você fica com aquela sensação... deixa pra lá senão eu vomito.
No Ceará ainda tem o problema da capacitação dos policiais, que não sabem o que é uma hilux!

Mais uma vez tenho que falar mau do meu querido Nordeste. Aqui onde os português e espanhóis desvirginaram o Brasil. O problema é que não foi algo consentido, foi um estupro.

Quando começamos a matar os índios que aqui viviam, os portugueses trataram de povoar essa terra antes que outros tomassem conta. Como os portugas viviam muito bem nas terras do outro lado da praia, para que diabos eles viriam para um lugar selvagem?

Então enviaram prisioneiros. Homens e mulheres da pior estirpe possível.
E esses são os fundadores do Brasil. Bandidos.

Parte dos nativos do nordeste foram migrando aos poucos para o sudeste do país, ajudaram a construir São Paulo. Os mais malandros e chegados à boemia ficaram pelo Rio de Janeiro.
Esses retirantes tiveram a sorte de ver melhores exemplos. Podiam ser empregados de alemães, italianos ou outros que vieram para o Brasil construir uma vida nova fugindo de alguma guerra ou tragédia nos seus locais de origem. Esses gringos vieram para construir, crescer e criar seus filhos.

Os que ficaram aqui no Nordeste, procriaram. E parece que todos dessa árvore genealógica trazidos de Portugal tornaram-se políticos.

O nosso produto de exportação aqui não é o vatapá da Bahia, ou a tapioca de Olinda, aqui fabricamos bandidos...
Adivinha onde nasceu Fernandinho Beira Mar?
E Lula?
E Fernando Collor?
Há, irão falar que apontar os problemas é fácil...
_Cadê que você mostra uma saída?

A saída aqui parece não existir. Se todo o povo brasileiro já é bunda mole, aqui no NE o povo só quer mesmo é receber sua bolsa esmola e ter um emprego na senzala (O sonho de ser funcionário público, e perdurar todos os vícios)

O melhor comentário que li sobre esse caso das Hilux foi esse:

"Que vergonha!!! Um Estado pobre como o nosso, com tanta gente passando fome, e os bandidos andando de Hilux. É só o que faltava! "

Para quem curte história, e quer conhecer mais o lado poetico do Nordeste, pode começar por aqui: A Invenção do Nordeste

4 comentários:

Pedro disse...

Dirigir um carro e filmar ao mesmo tempo é também um bom exemplo de responsabilidade na estrada.
Não vou defender os portugueses, eu sei bem do que você fala no seu texto, é assim no Brasil, em Portugal, na Itália, nos EUA, em quase todos os países africanos, na verdade em quase todo o mundo a corrupção existe, os maus políticos existem, todos os problemas que você enumerou existem por esse mundo fora.
Desde 1822 que o Brasil é independente, os EUA foram formados como país independente 40 anos antes, ou seja os EUA e o Brasil têm quase o mesmo tempo de independência. Duas realidades diferentes. Tanto o Brasil como os EUA são um povo com misturas de várias raças, várias nacionalidades. Africanos, japoneses, italianos, portugueses, alemães, etc e por ai fora.
Quase duzentos anos de história tem o Brasil independente, fizeram a sua nação, o seu povo, uma potência mundial. Cheio de riquezas, e por outro lado carregado de pobreza. Se formos recuando na história, vamos culpar os Mouros, os Visigodos, etc até Adão e Eva se acreditar nessa versão da origem do homem.
A verdade é que o Brasil teve anos para se mudar, para se tornar e se transformar, o Brasil tem as riquezas, tem a potencialidade para se tornar numa nação sem tanta pobreza. Invocar os portugueses como desculpa para os erros presentes, parece velho que fica preso na memória e só dorme sonhando com isso.
Com tanta potencialidade que tem o Brasil para ser um país maior do que já é, mais rico do que já é, se não o consegue ser, não é por falta de tempo ou oportunidade. Culpar as mentalidades do passado não desculpam a mentalidade que se conforma permanentemente nos defeitos que são mencionados.

Eu por mim tinha optado pela Nissan.

Chantinon disse...

Pedro,
Não estou culpando Portugal.
O que quero dizer é que no Nordeste, os erros nunca mudam.
Portugal de 500 anos atrás não tem nada haver com o que é hoje.
O povo brasileiro é como qualquer um outro, mas não tivemos educação igual para todos, por isso o Sul e Sudeste tem mais riquezas e menos mazelas.

Leila disse...

hm... meu pai tem uma hilux, ele já pode mudar pro ceará e virar policia (y)

Anônimo disse...

Mto bom o texto, e obrigado por citar o Garagem83. Realmente é uma vergonha num país como o nosso, q falta tudo, ter carros desse porte para fazer rondas em bairros. Concordaria se fossem dois ou três, para casos mais extremos, mas fazer disso uma frota é jogar dinheiro fora... Se hoje em dia já tem viatura da polícia parada por falta de manutenção, e olha que são Gols, Corsas... imagina fazer manutenção numa Hilux de ponta... É rir pra não chorar amigo...... Abraço!