terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Era Uma Vez No Oeste













Música é a única coisa capaz de acalmar (ou incitar) feras das mais ferozes.

Escutei Ennio Morricone pela primeira vez quando tinha uns 7 anos.
As noites na casa da minha tia eram acompanhadas por primos bem mais velhos e sua orda de amigos. Eu lá, pivete, no meio dos marmanjos.

Eram sessões quase que semanais de filmes em preto e branco, indo de Tarzan ou Batman & Robin (Classic) a filmes de terror e Westerns.

Acho que passei a ver filmes com o coração já nessa época. Gostava de ver toda aquela porcaria mal acabada dos filmes B (Gosto até hoje!), e rir das coisas absurdas. Mas quando o filme era enigmático e fechado, me empolgava.

Não tem como esquecer “Era uma vez no Oeste”.
Que mulher linda era aquela?
Como diabos esse cara é tão corajoso?
Nossa! Que mira!
Eita! O pau vai comer é agora!!!

Hoje vejo que mesmo analfabeto de cinema e com uma cultura de criança de bairro pobre, meus olhos e ouvidos não tinham barreiras para a arte.
O diretor italiano Sergio Leone costura toda sua obra com uma trilha sonora assinada por Ennio Morricone, outro italiano que tornou as soundtracks para cinema algo tão grandioso e mágico como as operas.

Esqueça que você não gosta de Western, mesmo sem nunca ter visto um. Esqueça que música clássica é coisa para velhos. Esqueça que filme precisa ser milionário para fazer você rir ou chorar... Corre na locadora e veja esse fantástico filme. Se você não ficar grudado na tela, sentir o cheiro das roupas sujas dos cowboys... Não se apaixonar pela Claudia Cardinale... e não vibrar com toda a sincronia musical (lembrando que a tecnologia é de 1969), esqueça, você não gosta de cinema, e muito menos de música.

OBS:
# A Obra de Ennio Morricone é tão vasta que existem blogs especializados no assunto:
Morricone Lover
Mondo Morricone

# Era uma vez na América é outra parte da trilogia que é imperdível para amantes da sétima arte.

# Ainda não vi Era uma vez no México :/

Para ficar com água na boca... olha aqui:

Ennio Morricone - Il était une fois dans l'Ouest (Concert)


Se você tem 13 anos e ainda não sabe que música clássica é puro Rock and Roll, olha essa versão:

Ennio Morricone (once upon a time in the west)

4 comentários:

Redd disse...

Ennio Morricone é um compositor ótimo, mas injustiçado. Fiquei pé da vida quando vi o Oscar (um dos ultimos, só nao lembro qual), em que deram pra ele aquele prêmio do tipo consolação, que sempre entregam a pessoas fodas q nunca receberam nada daquela Academia tosca... Tb fiquei p*** vendo a Celine Dion estragar uma música dele...

Anônimo disse...

Nunca fui muito fã do gênero Western, me criei com as aventuras juvenis da Sessão da Tarde e Cinema em casa (ninguém lembra do SBT) e vi um filme da dupla John Ford/John Wayne. Não foi o suficiente para me seduzir - meus heróis eram outros.

Rock é pura música clássica? Seria um "rock progressivo" - e rock progressivo me dá um sono danado, cara.

Um abraço aí e manda um beijo por mim quando encontrar Suany.

Anônimo disse...

Aí, Sr. M, acabei de indicar teu blog pra receber uns selos...

Dá uma olhada http://oxeblog.blogspot.com/2008/02/selos-e-indicaes.html

Abraço.

Let's disse...

muito legal... se não me engano, foi ele q compôs tb trilha do programa inside actors studio.... é muito bonita tb...
bjus!