domingo, 31 de agosto de 2008

Valdeno Brito, Milton Santos e a revolução
















Domingo, dia chato, mas na solidão dura e seca do café da manhã a TV é ligada.
Stockcar na Globo (fazer o quê?)

Eu gosto de Stockcar, na verdade era um sonho antigo pilotar um carro desses... Adoro velocidade, principalmente curvas e dirigir na chuva, além do principal, sou frio o suficiente para manter a calma.
Voltando... o paraibano Valdeno Brito, chega em primeiro lugar com uma estratégia única, só ele largou com pneus slick, todos os demais 34 competidores usaram pneus para chuva.

Wow! Pensei eu... bateu essa coisa idiota de “Um nordestino em primeiro”.
Pensei em escrever sobre o feito no blog super animado, mas ai o Valdeno abre a boca.
Quando sai do carro suas primeiras palavras ao repórter são mais ou menos isso:

_Quem ganhou foi Deus, ele que mudou minha vida, me tirou da perdição!

Antes, o líder da equipe também não deixou de exibir sua fé, e fez todo aquele ritual comum aos evangélicos.

Olha, nada contra religiões (na verdade eu tenho sim, mas aceito o livre arbítrio), mas... Por que diabos ele (Valdeno Brito) ainda faz reverência ao governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (Que esteve preso uns dias e ficou fora do cargo, por aquilo que todos já sabem).

Tenho amigos evangélicos, mas esses evangélicos radicais e ainda ligados a política serão mais um problema nesse país já tão conturbado.

Bem... mas ai dou aquela zapeada e TVE (Acho que uns 10 brasileiros assistem esse canal).

Wow!

Documentário maravilhoso, claro, puxando a sardinha para os socialistas (eita, pense num povo tão chato quanto os evangélicos).
Mesmo assim, eu adoro aprender e ver opiniões divergentes da minha, só assim eu posso fazer um laboratório e ver onde posso evoluir, e não se assustem se um dia eu virar evangélico ou socialista.... (Não se assustem, chamem a ambulância e os caras com a camisa de força).

O documentário é baseado em uma entrevista do negão mais foda do Brasil, um baiano intelectual de verdade.... PAUSA!

Intelectual chato = Aquele que aprendeu duas línguas leu 50 livros e já queimou a rosca (Ex: Caetano Veloso)

Intelectual moderado = É aquele intelectual de verdade, já leu mais de 400 livros, mas sabe falar de outra coisa que não seja Platão e Sócrates. Dá até para tomar um chope com o sujeito – mas se ele por a mão na sua coxa você já fique sabendo que ele quer queimar a rosca com você. (Ex: Jô Soares)

Intelectual de verdade = Pronto, esse é o Milton Santos – Um cara que estudou, viveu e sentiu o povo, deve ter lido milhares de livros, e mesmo assim, não se preocupa em provar nada para ninguém, ele só fala o que pensa e faz você pensar.













Milton Santos (um dia eu terei uma camisa assim)


Encontro com Milton Santos


O documentário se chama “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá”. Mostra toda a farra dos governos totalitários na America Latina e pelo mundo. São várias visões de um mundo conectado, onde tudo é jabá, e todos aparentemente acreditam no que a mídia divulga. Por outro lado é exibido o lado de dentro dos movimentos sociais. Da para notar claramente o apoio indireto do Milton Santos aos movimentos armados e violentos, eu particularmente sou contra isso, mas é algo muito comum em pessoas com mais de 50 anos. Por outro lado isso me deixa numa situação constrangedora. Eu sou contra a violência porque ela me choca, mas a historia mostra que não existem rupturas ou mudanças de regimes sem sangue.
Vou pensar mais sobre isso...

Mas ainda acho que o capitalismo é mais frágil. Mesmo com uma imprensa comprada, as pessoas não se alienam totalmente, e nem Bill Gates tem grana suficiente para calar uma multidão. Alguém ai lembra das historias européias de reis e rainhas enforcados ou decapitados?
Tem um texto lindo que aparece no documentário... Assim que eu baixar ele, adiciono aqui.

Se você quiser ver, pode baixar por torrent aqui










Viva lá revolution baby!

Nenhum comentário: