sábado, 27 de dezembro de 2008

Esperança

É o seguinte...
Eu não gosto de comentar filmes, particularmente eu gosto de surpresas (só em filmes e música), e ter aquela sensação de “nossssa!!!”, “Wow!” ou “Puta que pariu”.

Pois vou listar filmes obrigatórios, doentes, sádicos, masoquistas, sexies e perturbadores, muito... mas muito perturbadores mesmo.

Já disse antes que adoraria que as pessoas conseguissem ver o que vejo, como um Big Brother mental, uma rede de cérebros interconectados, onde o cognitivo do grupo poderia ver todas as imagens que passam diante dos meus olhos, ouvir o som dos meus ouvidos, e melhor, minhas lembranças ficassem abertas a uso público, e qualquer um poderia ir lá buscar o que bem entendesse.

Como tudo isso é muita viagem-na-maionese, é mais simples ver filmes de diretores como Darren Aronofsky.

Prepare seu estômago, pare por um dia seu tarja-preta, não use seu baseado por algumas horas antes, e se jogue nesses ambientes tenebrosos, assustadoramente reais, e entenda toda as metáforas que esses filmes trazem.

Não espero um suicídio coletivo, ou que quem passe por aqui me ache depressivo ou louco, mas não tem como não deixar de levantar do sofá, clicar no pause e gritar... PUTA QUE PARIU! Vendo um desses filmes.

Diferente desses filmes, estou super animado, ansioso por 2009, louco para rir dos meus concorrentes que estão derretendo como sorvete na praia, toneladas de planos na vida profissional, importantes planos na pessoal, e vislumbrando mais um período de bonança, mesmo assim... Ainda não tive coragem de assistir Wall-E, porque sei que ele irá me lembrar desse mundo que vivo, onde as pessoas são mais estúpidas e frias que robozinhos, mais autodestrutivas que marido de viúva-negra e que seguem tudo que é imposto pela mídia.


Réquiem para um sonho
Esse filme está completando 9 anos. Ele não fez sucesso, nem será lembrado pela critica, ou tornará o diretor Darren Aronofsky uma celebridade. Ele chuta o saco de toda a sociedade, e claro, fala de drogas. Drogas metabolizadas com química ou pelo nosso próprio organismo. Mistura sentimentos que vão do amor a agonia, da dor ao medo. As meninas irão querer assistir para ver o magrelo Jared Leto (vocalista do 30 Seconds to Mars), os tarados irão querer ver a linda Jennifer Connelly. Mas vai o alerta, pode ser que você fique broxado depois desse filme, pode ser que você vomite, pode ser que você passe a ter nojo de algumas pessoas, mas acredite... É só a realidade aumentada, ou a realidade real de quem vive nesse universo drogado.

A trilha sonora é maravilhosa, o mestre Clint Mansell sempre cai bem em filmes cabeçudos, e se você procurar na rede, vai achar um torrent não só com a OST, mas também musicas extras selecionadas pelo diretor. E como o filme é sobre drogas, claro, o som é maravilhoso :)
Não sei se atores conseguem fazer mais de um filme com o Darren Aronofsky, as interpretações nesse filme passam pela tela e são como mãos que puxam para toda aquele frenética insanidade, tenho a impressão que a trupe de atores precisou de meses para se recuperarem.


The King
Fiquei parado por 3 minutos olhando a pagina em branco com o titulo “The King”. Não sei o que falar desse filme. Ele me deixou por três dias atônito. Apavorado na verdade. Me perguntando se tudo que acontece de errado no mundo é culpa da sexualidade, é culpa de homens maus que comem pobres e inocentes mocinhas. Mas ai me vem à cabeça que não existem pobres e inocentes mocinhas. Então, é o amor (tesão, paixão, solidão...) causa de tudo de ruim na formação das pessoas?

Se Deus está tão próximo desses personagens, como tudo se transforma em um grande circo de horrores?

Se você é dessas moçoilas que não suporta ver filme com sangue e sustos, esse não vai te tirar da cadeira. Não tem sangue nem sustos, mas tem uma trama que me fez desligar a TV. Pela primeira vez na minha vida tive que parar um filme por não suportar mais (e olha que já vi os filmes do David Cronenberg e o pior filme da historia, “Irreversível”).

The King não consegue deixar você respirar, a paz não dura mais que 10 minutos, e quando você pensa que já está dormente, vem mais uma paulada no meio da sua orelha, e outra, e outra... Quando você chega ao final, no final... existe o risco de você ficar sem voz, ficar procurando uma bíblia, ou alguém para se ajoelhar aos pés e pedir para que a pessoa lhe diga que o mundo não é aquilo.

Sinto muito mesmo amigo. Mas esse é o mundo que vivemos.
(Vou morrer tentando fazer minha parte, mas me recuso a aceitar tudo isso)


Valente
Esse filme não é bom, nem sequer razoável. Uma coisa rara na carreira da Jodie Foster, que consegue salvar ou engrandecer até filmes de sessão da tarde. O diretor irlandês Neil Jordan até hoje não conseguiu me convencer. Seus filmes são do mediano ao fraco, mas nesse ele enfiou o dedo na ferida.
Valente não é para moçoilas com medo de sangue, tem muito sangue, muito mesmo.
Eu fiquei me perguntando como a Jodie Foster entrou nesse barco furado, mesmo que a idéia fosse mostrar a sociedade como estamos nos tornando bárbaros.

Esse filme pode deixar quem mora em cidades com mais de 1 milhão de habitantes tão perturbado que irá colocar grades até no exaustor de ar da casa.

A personagem vivida pela Jodie, que não é menina, mas durante todo o filme usa maquiagem e roupas de garota adolescente nova-iorquina (nota zero para isso), sofre um grande trauma ao ser violentada por uma gangue, fica em coma e guando acorda descobre que seu namorado não saiu vivo do ataque a eles.

Ela simplesmente passa a mandar bala para todos os lados, eliminando da sociedade os porcos.

Eu não queria levantar esse debate, mas não sei porque diabos, bandidos e gangues sempre são formados por negros. Eu só queria entender porque a sociedade americana é formada por menos de 20% de negros, mas em filmes e clipes de hip hop todo negro é bandido.
Isso é um dos tópicos do filme que me choca. Será que negros só conseguem se impor se for cantando músicas idiotas, agressivas ou com armas na mão?
Será que o cérebro de um negro é pior que de um branco?
Ou será que a industria lucra mais fazendo os negros de idiotas e colocando eles em grades virtuais, onde suas mulheres só servem para fazer o sheik-sheik. E discos e roupas são vendidos para outros negros e brancos, todos muito estilosos e inseridos na moda... E a moda é essa, mandar bala, letras cheias de putaria e balançar a bunda.
(Ainda bem que J.S. Bach nasceu a séculos atrás, isso tudo seria demais para o pobre homem)

Bem...
Por meios não convencionais consegui um pacotaço com toda a trilha de Donnie Darko, incluindo extras. Se você ainda não viu esse filme, pode pegar... Diferente desses ai de cima, é um sopro de alegria no coração, e devolve um pouco de esperança.

Acabou mais um ano, um resumo positivo de muitas coisas poderia citar, uma planilha financeira muito vermelha eu poderia expor, mas esse filme ainda está sendo rodado.
Minha maior felicidade é não ter nenhum amigo protagonista de filmes como esses que (tentei) comentar. E para completar, refiz contatos profissionais com pessoas das antigas, gente honesta, que como eu, lutam todo santo dia para não caírem no mundo sujo.
Amigos antigos também estão voltando para Recife, e todos, todos continuam vivos, continuam na estrada... Resumindo, mais um ano Du caralho!

Agora... 2009 vai ser para ficar na historia, e meu pé está pesadíssimo no acelerador... sai da frente!!!

Donnie Darko


8 comentários:

Kalunga disse...

Salve Chantinon!!!

eu andava meio relapso com internet, bloggs, música, filmes... daí me deparo com seu post!

"Eu não gosto de comentar filmes, particularmente eu gosto de surpresas (só em filmes e música), e ter aquela sensação de “nossssa!!!”, “Wow!” ou “Puta que pariu”.



Pois vou listar filmes obrigatórios, doentes, sádicos, masoquistas, sexies e perturbadores, muito... mas muito perturbadores mesmo"
.

Olha, eu estava procurando exatamente por estas sensações ao me deslocar para uma locadora. Tem um bom tempo que eu não paro pra ver um filme em casa, o que dirá no cinema.

Ainda não assisti nenhum destes quatro filmes citados no seu post, e imediatamente os coloquei na minha lista p/ assistir em janeiro, um mês onde não estou de férias mas trabalho menos (menos horas extras, menos freelances, etc.). E muito bem escolhida a dica para finalizar o ano de uma forma positiva, apesar do conteúdo "soco na cara" dos três primeiros filmes de sua lista.

um grande abraço e feliz 2009!

Deftones disse...

Vá lá, já assisti Réquiem Para um Sonho, e assisti de novo, e mais uma terceira vez... também tive a mesma impressão que você, que o negócio do filme era tão carregado que os atores precisariam de um bom tempo para se recuperar. Precisariam mesmo... Se os outros dois filmes seguirem essa linha, sei que as sugestões vêm a calhar. E filmes como esse são tão pesados que a emoção desprendida com eles vale por muitos Telas Quentes da vida.

Andei fazendo uns downloads e escolhendo uns filmes para alugar e assistir nesses dias... passarei o reveillon em casa, enchendo a pança de sanduíche e refrigerante, e com coleções de filmes, acho que vou providenciar toda A Hora do Pesadelo pra ver no dia 1º... gostarei de começar este novo ano intocado, guardado. Tem tudo pra ser muito bom mesmo, como foi 2008, apesar das despretensões... conquistei coisas que, se fosse planejar no papel, talvez demorasse mais, bem mais. E hoje fui na concessionária, acertei já a compra de minha nova moto custom, quero pegar a estrada com ela... depois que fui uma vez às Serras na minha Biz, percebi qual era o escape que me faltava...

Kalunga disse...

Cidade Baixa é um filme que eu tenho a impressão de que os atores se desgastaram até o bagaço pra atuarem.

Anônimo disse...

Obrigatório para 2009 é continuar assinando o feed do Caos Urbanus. Muito bom!
Grande 2009!
Abração,
Nelson

Luci disse...

Meo Deos! Perdi muita coisa boa nesse blog durante meu tempo de hibernação, vai levar séculos para atualizar a leitura, mas chego lá.

Ei, e as listas? Desistiu? Não desiste não, fazer listas é a melhor terapia que já invertaram.

PACOTE COM TRILHA DO DONNIE DARKO??? cadê? onde? como? compartilha isso, pelamordedeus! tudo bem que o natal já passou mas nunca é tarde pra dar uma de papai noel! Ia ser um presentaço! hahahaha

No mais, feliz ano novo. Ainda bem de 2008 já foi, um dos anos mais "mazelados" da história, affe...

Luci disse...

Pronto, lido o post, vamos aos comentários:

Tô tão fissurada nessa coisa de listas (transtorno obssessivo compulsivo...) que já imaginei uma listinha filmes "ultraviolence". Todos os que vc falou aí entrariam fácil no topo, mas destes só assisti Requiem... (além do Donnie Darko, que segue outra linha)


Irreversível, de fato, é o pior filme da história


Faltou "extermínio" nessa lista, não é do mesmo diretor (é do cara que fez Trainspotting, cujo nome vergonhosamente esqueci agora), mas segue a mesma linha: Sangue, destruição, decadência, miséria humana... ai ai, encantador...


Comentário de uma amiga sobre "Wall-E": "É um filme pesado demais, não deixei minhas filhas assistirem" hehehe
tô vendo se vejo hoje.

Amnésia (memento - 2000): O melhor filme "Woooowww careleo! PQP, que surpresa!!!" da minha lista pessoal.

Bom, ufa, parei por aqui! Posts sobre filmes são empolgantes demais. Malz ae!

Kalunga disse...

extermínio é sensacional! fiz até uma resenha no meu blogg outro dia: http://theflamejob.blogspot.com/2007/09/extermnio-da-conscincia.html

Chantinon disse...

Luci... Fábio...
Sem putaria...
Tenho o maior orgulho do mundo de receber comentários de vocês. Orgulho mesmo!!!!
E sim, eu tb gosto de Transpotting (deus do céu... é a trilha!), Extermínio e Amnésia.

Sobre Wall-E... Ele segue a linha de "Inteligência Artificial" (que tem Ministry tocando e tudo), e eu simplesmente me acabo quando vejo filmes que apontam para onde a coisa ruma... Muito triste mesmo. Ainda mais quando vc tá com o coração preenchido, com vontade de procriar, abraçar... Esse fim de semana irei ver Wall-E e sei que o coração cansado de guerra vai ficar mais apertado que calcinha de passista de escola de samba.

Nelson,
Seu blog sim é que é o máximo.
E tô vendo que 2009 vai render muito...
Quem ainda não foi lá, vale a pena conhecer o Pô Meu! (www.pomeu.com)

Abraços!