quinta-feira, 7 de maio de 2009

Twitter é o Karalio!


É muito raro hoje em dia ler alguma matéria com um jornalista lhe forçando a pensar. Mas a Elis Monteiro teve coragem e colocou na gaiola esse passarinho idiota chamado Twitter.

Meu comentário sobre a matéria que perguntava o que acontece com essas redes sociais, (Sobra rede social ou falta tempo?) e fala de uma coisa interessante: Orkut era legal e hoje é banal.

O comentário foi isso aqui:

Chega a ser um ato de coragem fazer uma critica negativa a essas porcarias hype.
Sinceramente, acho que o mundo entrou em um ciclo de desordem e 90% das pessoas estão totalmente jogadas a alienação.
Essa semana vi um "documentário" na gnt com uns jovens ingleses que usam as redes de relacionamento para sexo fácil. O curioso é que ninguém esconde a cara, todos querem aparecer na tv, nos blogs, tem milhares de amigos virtuais e serem populares.

o ciclo é assim: as tv's e sites falam o máximo sobre assuntos banais ou que chocam, isso dá audiência. As pessoas querem fazer parte do que gera audiência, mesmo que isso seja jogar a imagem pessoal na lama. Não importa se realmente alguém clica nos banners, importa que todos acreditam nisso. Não importa de programas de TV e Sites idiotas fomentam a banalização de tudo, no mundo moderno tudo é banal, custa barato ou nada, e você ainda tem que ficar conectado 24 horas a isso. Começo a pensar se internet é uma ferramenta boa ou ruim.

Pois bem, eu acho o Twitter e o RSS duas das coisas mais idiotas que já surgiram em toda a internet. Inclusive passei realmente a divagar sobre o real beneficio da rede. Não vou negar, gostava do tempo que não eram todos que tinham acesso a tecnologia. Era um mundo menos burro.

Sempre provo para mim mesmo que estou certo (ego revelation).
Procurando alguma imagem para colocar nesse post, como um passarinho levando bala, além de não encontrar, acabei descobrindo que existe um canal a cabo chamado "Channel O". Com esse nome sujestivo, o dono do blog (onde encontrei a imagem ai de cima) menciona o sucesso dos 40 mais populares artistas da Africa, e que a dupla Paul & Peter foram os que mais lhe chamaram atenção.
Se você quer entender porque eu fico achando que isso de globalização, acesso a informação e tudo mais está virando uma grande latrina, olha ai o bagulho que é essa dupla da Nigéria... Por favor, por favor... não venham comentar que o som é legal. Para mim bastou ver a foto.

Passei a usar um novo termo: Droga de inclusão-social-racial-sexual!

12 comentários:

Redd disse...

meu único comentário é:

Pois bem, eu acho o Twitter e o RSS duas das coisas mais idiotas que já surgiram em toda a internet. Inclusive passei realmente a divagar sobre o real beneficio da rede. Não vou negar, gostava do tempo que não eram todos que tinham acesso a tecnologia. Era um mundo menos burro.[2]

Chantinon disse...

Redd,
Me surpreende ver um comentário a favor :)
Essa semana mesmo vi vários blogs "bombados" que teimam em enaltecer o twitter. Tudo pq é bonito estar na moda.
Quando assistir Idiocracy pela quarta vez acho que irei mais rir. É nosso destino. (Vou já pensando em fabricar bebidas energéticas)

Luci disse...

O que é Twitter e RSS?
(N00b)
hahahaha sério, sempre vejo isso por aí, mas nunca tive muita paciência pra aprender a usar. Tô me sentindo uma dessas velhinhas que até hoje não sabem usar um cotrole remoto ou DVD.

Não sou cool... que pena... :D

Luci disse...

CRUZES! Só agora vi a foto!

hehehe maldita "Incrusão digital"

Chantinon disse...

maldita "Incrusão digital"

Hahahah!

Aqui no Brasil, quando lançarem um Twiiter, acho que vai chamar "Piriquito" ou "Piriquita", depende do gosto do marketeiro gênio das massas.

E eu aqui, escutando "Otis Redding", música que os negros pop's de hoje deveriam ouvir para aprender o que é música de verdade.

Lilian Barbosa disse...

Sempre que alguém faz uma "cagada" para se tornar popular, tem uma cambada de mané para imitar e incentivar. Acho que se a internet continuar assim, faremos parte do "Idiocracy Virtual". Se é que já não estamos nisso... Só usam internet para se exibir e conseguir sexo fácil. Mais uma "modinha" pra quem não tem cérebro.

maldita "Incrusão digital"[2]

hehehehehehe

Chantinon disse...

Hehehe,
Lilian é sua pimenta!

Depois tenho que fazer um post explicando muito bem que não sou contra pobres, negros e gays!

No fundo, esses que são os mais prejudicados pelo mundo moderno... Mas sempre foi assim... A diferença é que agora eles são mais alienados.

Sunflower disse...

Eu tenho um twitter, mas vamos combinar que eu sou uma Confuncius Virtual.

Há.

Chantinon disse...

Tinha que ser a Sunflower :)

Eu nunca li nada do Cafuncio, mas dos pensamentos que "dizem" ser dele, tem um que eu acho o máximo:

"Nexo, falta, incoerências.
Na vida se vive, duvida, dúvidas duvide, busque, encontre.
Tremendo sucesso é sorte, na vida do pobre pouco é nada.
Ao menos segredo todos têm, e todos querem saber.
Saber o que os outros sabem. E na vida nada sabe-se. Além do sabido por todos".

Bjs

Kalunga disse...

Bom, minha opinião sobre o twitter já foi bem esmiuçada num post no meu blogg. Mas há algo mais: segundo uma matéria publicada noa Folha On Line, cerca de 40% dos usuários que se cadastram no twitter abandonam o negócio um mês depois. Por que será, hein?

Outro dia li também num portal de notícias daqui do ES que casais estavam criando perfis em conjunto no orkut para "se protegerem" da invasão de privacidade - leia-se: pra evitarem que gente mal intencionada postasse comentários venenosos em seus respectivos perfis. Mais fácil seria não ter perfil algum caso não queira se expor, né não?

Infelizmente o meio de comunicação mais completo, complexo e multilateral que existe vem sendo tomado por uma banalidade cada vez mais reinante. Como eu disse em meu post, as pessoas gostam do twitter porque não têm de ler nem escrever muito, são só 140 caracteres. É uma ótima ferramenta para marketing viral e como fonte de informação superficial no jornalismo, não tenha dúvida. Mas qual seria a utilidade prática de ter trocentos "seguidores" "interessados" se você comeu ovos orgânicos hoje ou se esqueceu de escovar os dentes de manhã?

Ao meu ver, uma pessoa que tem de atualizar blogg, fotolog, facebook, myspace, conversar inutilidades com 485 pessoas no msn e agora seguir/ser seguido pelo twitter também, simplesmente não tem tempo de VIVER no mundo REAL.

Kalunga disse...

O Twitter está deixando o Google para trás, afirma Larry Page

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/05/21/o-twitter-esta-deixando-google-para-tras-afirma-larry-page-755965318.asp

e as pessoas preferem cada vez mais a pesquisa superficial

Chantinon disse...

Kalunga,
Agora estou falando sério...
Já fui o maior entusiasta com o Yahoo e depois com o Google. Técnicamente falando o Google é genial, mas, culturalmente e socialmente eles estão ajudando a banalização em massa e tudo, e isso eu não acho legal.

Pelo jeito, eles irão comprar o Twitter. Isso se essa hype durar mais um tempo e surgirem investidores sonhadores e com muita grana. E para o Larry, o que vale é o dele no bolso.