quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1984 (2009?)



















"Obediência não é o suficiente. A não ser que uma pessoa esteja sofrendo, como você pode ter certeza que ela está obedecendo à sua vontade e não à dela? O poder está em infringir dor e humilhação. O poder está em rasgar mentes humanas em pedaços e colocá-las juntas de volta em novas formas escolhidas por você mesmo. Você começa a enxergar agora o tipo de mundo que estamos criando? (...) Não haverá lealdade, a não ser lealdade ao partido. Não haverá amor, a não ser amor ao Grande Irmão. Não haverá riso, apenas o riso de triunfo sobre um inimigo derrotado. Não haverá arte, literatura ou ciência. Quando formos onipotentes, já não haverá mais necessidade de ciência. Não haverá distinção entre a beleza e a falta dela. Não haverá mais curiosidade, nem alegria no processo da vida. Todos os prazeres competitivos serão destruídos. Mas sempre -- não se esqueça disso, Winston -- sempre haverá a intoxiacação do poder, sempre aumentando e sempre crescendo sutilmente. Sempre, a cada momento, haverá o tremor da vitória, a sensação de pisar num inimigo que já está sem esperença. Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota pisando num rosto humano -- para sempre."

George Orwell

2 comentários:

Deftones disse...

Tô pra ver um livro que esteja com os pés mais fincados na realidade do que este... mesmo Orwell não seja muito bem-visto nos círculos de esquerda em que me situo, eu particularmente admiro bastante sua crueza e sua sensibilidade, que só se nota com bastante atenção, caso contrário corre-se o risco de achar que a Revolução dos Bichos não passa duma fábula infantil... nesse nosso tempo em que se monetariza tudo, isso aí é um pulo...

Chantinon disse...

Infelizmente Leon, até quem teoricamente tem mais sabedoria hoje em dia, lê essas obras e acredita que é conto infantil mesmo.