terça-feira, 14 de dezembro de 2010

John Lennon - Rebeldia não é publicidade


E quem disse que para ser legal tem que ser quadrado e bundão?
E quem diabos disse que para ser legal tem que ser auto-destrutivo e babaca?

O John Lennon sempre foi minha interpretação do protesto valido, da rebeldia produtiva.
Em 8 de dezembro de 1980, um louco calou a boca de um dos maiores artistas da historia. Mas sua voz continua reverberando pelo mundo. Seus ensinamentos não valeram de muita coisa, as pessoas preferem o Paul McCartney e seu jeitão popular. Eu sempre achei que os Beatles eram o John, e ponto.

Como aconteceu com o aniversário de Hiroshima e Nagasaki, o mundo parece esquecer cada vez mais fatos e pessoas que lutaram por um mundo melhor.

Que bom achar no "Obvious" uma sequencia de 3 posts sobre esse grande poeta e cantor:

JOHN LENNON: NÃO POSSO SER O QUE EU NÃO SOU 

JOHN LENNON & YOKO ONO: SOMOS SÓ UM

O DIA DO ASSASSINATO DE JOHN LENNON

Beatles - Strawberry Fields Forever

4 comentários:

Sunflower disse...

MacCartey, quem? Ah, aquele bom moço dos Beatles que escondia a perna da mulher para ela não ir ao banheiro e não deixava a filha dele mamar porque os peitos eram só dele.

Chantinon disse...

Essa de esconder a perna eu não sabia... Hahahahaah!
Pois é Sun, o John pra mim é o cara. Conseguiu amar a Yoko, feia, chata e uma artista das piores. Mas eles eram um só.

Luma Rosa disse...

Este ano não comemorei a morte dele, mas em outros anos escrevi posts e percebo isto que você escreveu - morreu, acabou! As pessoas não estão nem aí para o legado que as outras deixam, como se isto fosse apenas uma detalhe daquela vida. Não sei se o John Lennon conseguiria projeção ou qualquer um dos outros Beatles se não tivessem participado desta banda. Talvez um "mais um" que brilha e some, mas não podemos depois de uma história de vida esquecer ou guardar na gaveta fatos sobre a vida de uma pessoa. Esse último livro que escreveram sobre o John Lennon, por exemplo, em nenhum momento citaram os Beatles e em alguma passagem sua viúva. Sei lá, alguém tem que fazer primeiro para que outros façam, mas em geral, os pioneiros são esquecidos e a personalidade "da hora" age como se tivesse descoberto o "ovo de Colombo". Mais uma pessoa que contribuiu para o desenvolvimento da humanidade, mas morreu! :( Beijus,

Chantinon disse...

Luma,
quando fico me julgando para saber se estou ficando velho e ranzinza, com opiniões de um tempo que passou, vejo que é isso mesmo. As coisa mudam, o tempo muda, e o mais engraçado, é ver um mundo que cresce vertiginozamente, sem qualquer referência.
Acho que hoje se gasta mais com estética e produtos fast food do que se gasta com educação e saúde. Supermercado lotados, clinicas e hospitais lotados e escolas lotadas de gente que não pensa e é ensinado a não pensar. Eu sei, é um pensamento de quem ficou pra trás... Ok, e quem é o John Lennon dessa geração? Quem é o Carl Sagan? O Jacques Cousteau?
Eu respondo:
Nietzsche (Na sua fase mais deprimente) e Lady Gaga, ou alguma cantora que no nome astístico troca o S por $.