sábado, 23 de abril de 2011

Novas Tecnologias



Estou envolvido em uma apresentação de produtos que vai um pouco além do que é o tradicional vender caixas.

A sensação do evento serão as impressoras da linha Pro da Lexmark. Impressoras jato de tinta de baixo custo que possuem tantos recursos que fica até difícil de chamar de impressora ou multi-funcional, vai muito além.

Mas já que a impressora usa rede Wifi, porque não apresentar produtos que também interagem via rede sem fio? E se o lema da Lexmark é "Print Less, Save more" (Imprima menos, salve mais), porque não apresentar outras tecnologias que fazem parte de uma estratégia de economizar energia e poluir menos?

Então, entraram na brincadeira, os seguintes gadgets e tranqueiras:
iPad, Zotac MAG, Seagate Black Armor NAS 110. Além é claro do carro chefe, a impressora Platinum Pro905.

Qual o desafio?
Ligar todos os equipamentos, distribuindo as funcionalidades via rede sem fio. Facilitar o armazenamento de dados, criar políticas de uso dos documentos e impressões (segurança e controle dos arquivos), economizar energia, papel e tinta (cartuchos). Tornar documentos acessíveis via internet e imprimi-los por qualquer dispositivo (iPad, Smartphone, PC, etc).

O que entra como arsenal de softwares?
Google APPS, FreeNAS, Virtualbox, soluções da SmartSolutions da Lexmark (É como uma App Store... Isso mesmo, você instala aplicativos na impressora) e o que for necessário e custar NADA.

Quem é o público alvo?
Pequenos escritórios e gente descolada que queira um home office que funcione de verdade, custe pouco e esteja nos padrões modernos de racionalidade, economizando energia e conectado a Internet.

A primeira coisa que me chamou atenção no laboratório que montei, é que o tal do iPad é realmente muito rápido com gráficos, muito bom para ler sites e por ser fechado (você só pode instalar programas que a Apple aprovou), vejo como o Tablet que mais será usado por empresas.

Já se você é Nerd e gosta de fuçar no equipamento e não suporta viver sem uma porta USB para copiar arquivos, os novos Tablets que estão chegando prometem muito...
o Xoom da Motorola já carrega o status de mais poderoso, antes mesmo de chegar as lojas.

Tudo se repete
Sendo sincero... Já vi esse filme. Era o auge da Palm. Até o Steve Jobs já nadou nessa mesma praia com o seu Newton. Uma empresa espanhola que não lembro mais o nome, nos anos 90 criou o primeiro Tablet com touch screen, usava processador AMD Athlon e HD de notebook (Que não eram tão resistentes como hoje em dia), rodava Windows ME, e todos afundaram.

Só que vivemos uma outra realidade. Hoje a Internet é tão importante quanto energia elétrica ou (pasmem) água encanada. Os dispositivos móveis já são robustos e possuem um poder de processamento assustador. Se me pergutarem o que ainda falta, é simples... Rede mais veloz e usabilidade, nesse ultimo item a Apple está a anos luz na frente da concorrência.

Só que o mundo é daqueles que enxergam além, tem poder para fazer a mudança e entendem o consumidor, então, não acho que o iPad 2, Xoom ou qualquer outro tablet não irão sobreviver com seu formato atual, todos devem virar algo como o Eee Pad Transformer da ASUS. A Motorola e a Dell já possuem versões com a mesma idéia, só que tão desengonçados quanto elefantes andando de skate.

Motorola Atrix

Dell Inspiron Duo

Essas duas geringonças ai, ficam devendo muito em estética, poder de processamento e duração de bateria para o ASUS... Olha só que brinquedinho:



Você e eu, querendo ou não, temos que aceitar que essa geração não irá largar o celular e o computador, é uma simbiose.

Se quiser conhecer mais sobre o ASUS Eee Pad Transformer TF101, é só ir aqui:
http://www.asus.com/Eee/Eee_Pad/Eee_Pad_Transformer_TF101/

Ou pode ver o review na Anandtech

Se o preço for esse mesmo... Mesmo sendo mais frágil e não ter o design mais moderno do mundo, será o único dispositivo desse mercado que irá vender mais unidades que o iPad.

Basta alguém criar um game matador, e o Android fincará sua bandeira. Já é o líder em Sistema Operacional para mobile, mas ainda falta muito para ter a robustez do iOS ou a coragem de filtrar o que é aplicativo bom e o que é lixo.


Tablet Specification Comparison
Apple iPad 2ASUS Eee PadBlackBerry PlayBookMotorola Xoom
Dimensions241.2mm x 185.7mm x 8.8mm271mm x 175mm x 12.95mm194mm x 130mm x 10mm249.1mm x 167.8mm x 12.9mm
Display9.7-inch 1024 x 76810.1-inch 1280 x 8007-inch 1024 x 60010.1-inch 1280 x 800
Weight601g (WiFi only)675g425g730g
Processor1GHz Apple A5 (2 x Cortex A9)1GHz NVIDIA Tegra 2 (2 x Cortex A9)1GHz TI OMAP 4430 (2 x Cortex A9)1GHz NVIDIA Tegra 2 (2 x Cortex A9)
Memory512MB1GB1GB1GB
Storage16GB up to 64GB16GB + microSD card16GB up to 64GB32GB + microSD card
Pricing$499 up to $829$399$499 up to $699$799

Lembra que eu te avisei em 2005 que o mundo estava mudando? Ainda faltam alguns anos para o hardware ser algo descartável e barato como bolo de goma. E mais uma década para as pessoas confiarem na nuvem.
Ou não?

.

Nenhum comentário: