segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Recife e suas injustiças - A Guerra da Passagem de Onibus


Segundo dia de protestos em Recife contra o aumento das passagens de onibus.

A polícia que deveria evitar confrontos e a baterna, atira com balas e bombas contra estudantes.
É essa a metodologia do governador Eduardo Campos, que é neto do falecido Miguel Arraes, político que passou parte da vida no exilio, graças a ditadura militar que ele lutou.

Porém, o legado do neto é igual ao do avó, um caçador de votos, politico de carreira, que almeja hoje uma candidatura a presidência do Brasil. Vai sonhando Dudu!

Espero que os protestos continuem, que o povo se una aos estudantes, e que de forma pacífica a cidade pare em protesto.

O transporte público em Pernambuco é muito ruim, a cidade não tem um planejamento urbano que cuide da arborização, e a cada dia temos mais e mais cimento no lugar do verde. Somasse a isso o calor típico no Nordeste, e o povo cozinhando dentro de ônibus lotados, pagando um preço já alto.

Olhem bem esse vídeo, e em seguida vejam o outro, com a campanha politica do então candidato Eduardo Campos, prometendo (como sempre) reduzir as passagens de ônibus.
A Internet é uma memória que não se apaga. Ferramenta ideal para desmascarar os caras de pau!

Eu poderia rechear esse desabafo com fotos e vídeos da truculência dos policiais, mas prefiro que tanto o povo quanto a polícia se tornem parte da escolha, a escolha pelo bem comum.
Já os governantes, que eles sejam vitimas da própria comida que comem e do ódio que alimentam.









2 comentários:

Lenin disse...

Rapaz, eu até acho que os estudantes deveriam (e devem) protestar, mas no caso do transporte público, o protesto já deveria estar acontecendo há muito mais tempo... não apenas pelo aumento da passagem, mas principalmente por melhores condições, mais ônibus e metrôs, horários mais regulares, mais opções de integração, mais segurança e por aí vai.
Eu pagaria feliz da vida o aumento de R$ 3,00 (0,75x2x20) no passe-fácil das minhas filhas se fosse para um transporte decente.

Precisamos de uma ação semelhante ao que fizerem na cidade de Santiago no Chile. Tive a oportunidade e usar o transporte público de lá e dá vontade de chorar (de raiva) por não sermos capazes de exigir o mesmo para nossa cidade.

http://es.wikipedia.org/wiki/Transantiago

http://www.transportedesantiago.cl

Chantinon disse...

Concordo Lenin,
E no fundo, acho que estão protestando pela melhoria mesmo.
O povo está tão maravilhado com as "melhorias" sociais que nem reclama em pagar mais. Recife hoje é a cidade mais cara do país, eu não tenho dúvida disso.
Mas como podemos ter serviços caros se eles não valem uma fração do uqe é cobrado?
Sua comparação com o Chile é perfeita, mas muitos irão dizer que lá é fácil por ser pequeno... Ai eu digo, manda um terremoto aqui, tira nosso oxigênio e terra boa de plantar. Falta mesmo é ação.