Mostrando postagens com marcador alienação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alienação. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Faça Diferente


Eu simplesmente gostaria de falar sobre... Mercado!

As Guerras
O mundo não começou a mudar depois da Internet (como alguns acreditam). A coisa vem um pouco mais de trás, no tempo que a Inglaterra era a maior potencia mundial. Da ilha saiam as grandes multinacionais que passaram a construir tecelagens em todo o planeta, dominar a exportação de todos os produtos que saiam da Índia e Africa. Os ingleses também tentaram dominar o mercado do Japão.

Na época da Primeira e Segunda Guerra, podemos dizer que nenhum dos grandes líderes mundiais eram santos. A disputa pelo poder na era industrial era tão ferrenha quanto as grandes batalhas travadas na era romana ou na idade média.

Já no fim da segunda grande guerra os EUA passaram a ser o grande líder e regente da ordem mundial, mas isso não acalmava o espirito de competição das outras grandes potencias.

Estamos vivendo o segundo milênio da era cristã. Tempo contato a partir da morte de Jesus Cristo.

E o mais incrível, é que mesmo 2011 anos após um cabeludo ser crucificado, simplesmente porque alguém tinha medo de perder seu trono, ainda hoje, as guerras pelo poder continuam a assombrar nosso cambaleante planeta.

Graças a nossa raça, milhares de especies animais e vegetais foram eliminadas, basicamente para dar lugar a plantações e terras improdutivas e que podem em algum momento deixar um ou poucos, ricos.

De onde nasce todo o erro
Não sei se o termo ego advém de egoismo, ou vice-versa.

Segundo a Wikipédia:
"Ego (al. ich, "eu") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O ego desenvolve-se a partir do Id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano. A satisfação das pulsões é retardada até o momento em que a realidade permita satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de consequências negativas"
Há muitos anos um amigo me apontou o maior defeito e causa de problemas dentro de uma empresa que trabalhávamos  Segundo a tese dele, nada poderia evoluir naquele lugar, já que o ego dos donos era superior a opinião de qualquer um.

A pior coisa que pode acontecer a uma empresa é ela se manter estável por muito tempo. A segunda, é crescer desenfreadamente por muito tempo. Essas duas situações fazem os administradores acreditarem que o modelo é perfeito, e que tempos ruins nunca virão. Mas eles vem sim, e isso é cíclico.

Um belo exemplo disso é a Nokia. Essa empresa que hoje todos conhecem, mas poucos sabem que começou fabricando papel, sapatos de borracha, armários de madeira até se tornar líder em telefonia celular.

Recentemente a Nokia mostrou porque está viva a 146 anos. Terceirizou o desenvolvimento e suporte do seu sistema operacional, o Symbian, um produto que chegou a ser líder de mercado e em poucos anos passou a ser a maior critica contra a empresa. A Nokia em uma jogada "irracional" para os consultores, gestores e analistas de mercado, deu as mãos a Microsoft e gritou para o mundo ouvir que passaria a produzir todos os seus aparelhos com o Windows Mobile. Se vai dar certo ou não, ainda é cedo para se afirmar. Porém, antes mesmo de chegar ao mercado, o N950 já é um sonho de consumo para os mesmo que são críticos da empresa. E como grandes não são dóceis ou dormem no ponto, a gigante finlandesa armou outra surpresa, o N9, um smartphone que não é Windows, Android ou Symbian, e sim um legitimo MeeGo, um OS OpenSource que tem chances - depois desse dispositivo - de fazer barulho em um ambiente já muito competitivo.

Sabe o que existe em comum entre a Nokia, Google e Patagonia?
As duas primeiras são gigantes, a ultima é uma empresa média, que consegue sobreviver com um crescimento planejado e controlado. Todos querem lucro, todos querem crescer, mas em comum mesmo essas empresas tem a capacidade de ouvir seus clientes, e chama-se cliente aquele que compra seu produto, isso inclui (é lógico) seus próprios funcionários.

Em tempos de serviços e produtos grátis ou a preços muito baratos, os vencedores estão coletando dados, entendendo a preferencia do público e dando ouvidos a todos. Mas para filtras as informações mantendo a coerência com os anseios da maioria, uma empresa não pode ter ego, tem que agir como a Nokia, baixar a cabeça e entender onde está o errado, apontar a solução e gritar para o mundo para onde está seguindo. Se houver uma sinergia e seus seguidores passarem a apoiar, o resultado positivo já pode ser previsto.

Outra coisa em comum nas empresas que estão dando certo é a velocidade com que elas respondem as variações do mercado. As empresas que se focam em seu "core business" tem mais chances de serem melhores no que fazem. Grandes empresas que possuem dezenas ou centenas de distintas linhas de produção possuem executivos de alto nível que gerenciam suas unidades com o mesmo senso comum da matriz, porém com sua respectiva liberdade e atuação setorial. Se uma das unidades der prejuízo, as demais suprem a deficiência, como um organismo vivo, agindo em defesa do fortalecimento e unidade do conjunto.

Empresas novas (lembrem-se, a Nokia tem 146 anos), tem a tendencia de acreditarem que já conseguiram a estabilidade, e passam a investir fora do seu "core business". O ego age nas mentes de seus administradores, que acreditam já ter a formula do sucesso. Na maioria das vezes, o prejuízo financeiro é menor que a energia (tempo, pessoas, sinergia, etc) gasta. Rapidamente essas empresas voltam ao seu ponto de partida, e começam tudo novamente, em novas aventuras ou se centrando no que elas já conhecem bem. Claro, as chances de uma empresa centrada dar certo são maiores.

A Nokia mudou de ramo várias vezes, mas nunca abandonou seu "core business". Para sair da fabricação de papel e ir fabricar borracha, foram mais de 30 anos. Nos dias atuais, as mudanças não podem esperar 30 anos. Vide o Google que resolveu comprar a Motorola apenas duas semanas após se ver acuado por competidores.

É melhor aprender com os erros... Dos outros
Infelizmente só vivemos até 8 décadas, e não sobra tempo para aprender tudo e ser rápido o suficiente.
Os Estados Unidos serviram de espelho para o mundo por 100 anos. Pessoas morrem de câncer graças ao marketing do cigarro, por um grande período era a marca do sucesso, imposto por Hollywood.  Todos acham bonito atitudes de caridade e a defesa da natureza, mas ninguém deixa de querer ter um carro (o maior possível) ou não usar uma bola de futebol porque foi feita com mão de obra escrava.

Os EUA podem não ter cometido apenas erros. O mundo deve muito a eles, para o bem ou para o mal.
Os americanos são famosos por suas reviravoltas. Quanto antes eles jogarem o ego no lixo, melhor.

Mas você ai, leitor(a), teima em imitar modelos de negócios que deram errado e aparentemente dão certo, egoistamente só para poucos.

Mude, inove, mas siga o exemplo de quem está ganhando. Aqueles que houvem seus clientes, como a Google, Nokia e Patagonia.

Ou você pode preferir ser como a Inglaterra, Estados Unidos ou China, ser grande, poluir muito, matar muito, e no final da vida descobrir que poderia ter feito mais e melhor, bastava ouvir.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Como deixar terceiros ricos. Pergunte-me como



Quando sites de Business e TI passam a imitar o mundo "real" e fazem com toda a propriedade o uso do não-jornalismo e lógica financeira, temos matérias tweetianas como essas:
Eduardo Saverin se Torna o 10º Homem Mais Rico do Brasil

A pergunta que não quer calar é: O Mundo pirou de vez?

Até a Febre das Tulipas pode ser considerada um hoax, mas uma coisa eu garanto, os homens mais ricos do mundo não tem seus "papeis" baseados em sites de Internet que podem nascer e morrer em semanas.

Particularmente aqui no Brasil, estou a procura de investidores que joguem dinheiro ao vento, acreditando em sonhos psicodélicos de jovens coitadinhos que por serem excluídos de algum clubezinho adolescente viram revoltosos dominadores do mundo, com ações mais inchadas que mocotó de cachaceiro.

Conheci alguns dos homens mais importantes do país. Os maiores empresários do Nordeste. Todos sem exceção, começaram suas fortunas em um tempo que energia elétrica era mais difícil que achar um cliente satisfeito com 3G (conexão via modem). Nenhum deles finge que é bonzinho e solidário, são homens de negócios, franciscanos são outros... Exatamente como são os ricos de hoje em dia, jogam o jogo que está na mesa. A grande diferença é que você nunca irá conseguir tirar um centavo de investimento de um João Carlos Paes Mendonça, que se direcione a uma utopia como um Facebook.

Da mesma forma que em outras bolhas, as empresas de "tijolos" permaneceram em pé, nas próximas teremos várias pequenas que compraram "suas casas" de material ecologicamente correto, economicamente econômicas e minimalistas, financiadas em suaves parcelas, tudo pelo social.

Pena é que essas empresas irão durar menos que suas casas novinhas, empilhadas em um condomínio que ainda estará de pé daqui a 10 anos e não lembraremos mais quem os construiu. Não adiantará reclamar das rachaduras, infiltrações e vizinhos indesejáveis que chegarão.

Acredite, é mais fácil (muito mais mesmo) você tirar na megasena acumulada do que ficar rico com um Facebook ou Twitter. Existem várias idéias tão bobonas e simples quanto essas. E se você contra-argumentar citando construtoras que vendem apartamentos de luxo via Internet, eu lhe digo que o sujeito que criou a aplicação fez por conta própria, ganhando um salário fuleiro, e qualquer corretor mediano tem mais respeito na empresa do que esse programador.

Não é que eu não acredite na Internet como forma de lucrar, pelo contrário. Mas me dá nos nervos ler e ouvir tanta besteira todos os dias.


sábado, 2 de outubro de 2010

Porque eu voto em branco...

Muita pessoas me perguntam o motivo da minha falta de animo para votar. Eis que resolvi dar uma explicação...

Porque nenhum desses candidatos merece meu voto
Todos são mais do mesmo. Essa eleição é só mais uma das farsas que o povo passou a engolir a um bom tempo. Não tenho partido político, não tenho lado certo no jogo, apesar de muitas vezes parecer ser de direita. O problema da política é mundial, não só no Brasil. O povo está a cada dia mais alienado e feliz com as promessas de riqueza e um alqueire no céu. Enquanto isso, continuamos consumindo tudo que é possível. A idéia é... Coma tudo o que pode, viva com um sorriso na cara 24 horas por dia, e use o slogan "Eu sou feliz e o mundo é maravilhoso". Sim, parece que encontraram uma forma de pulverizar LSD no ar do mundo.

Em qualquer lugar do mundo o termo "povo" se traduz de uma forma simples: Pobre.
No Brasil, os pobres foram ensinados como em nenhum outro lugar a serem submissos e respeitarem os mais fortes. Ao mesmo tempo, logo após a revolução industrial e as grandes guerras, o mundo inteiro passou a bradar o ódio pelos ricos. Isso era um refugo dos regimes totalitários comunistas e socialistas da Russia e Alemanha. Hitler e Stalin usaram muito bem a propaganda para criar um vínculo popular e fazer as massas os adorarem. Porém, esses esses líderes não exibiam ao povo que viviam luxuosamente e tudo o que falavam era muito bem planejado e com o intuito de centralizar o poder (para eles mesmo é claro). Inclusive, para Stalin e Hitler quem não era amigo, era inimigo, e muitos pagaram caro por discordar das suas ideologias.

Tanto Obama nos EUA, como Lula aqui, usam as mesmas regras criadas pelo Nazismo. Não importa se a comparação é dura, no fundo, todos usam a publicidade como forma de ganhar votos. E claro, mentir é uma ferramenta primordial.

Eu sinto meu sangue gelar toda vez que escuto a palavra Socialismo. Me vem a cabeça o Holodomor na Russia, as fomes terríveis na China, e o pós segunda guerra onde a Russia isolou Berlin e tentou matar todos os alemãs (povo ou soldado) de fome. Em todos esses atos, só o povo - aquele mesmo povo que apoiou seus líderes - sofreu.

E se você gosta de história e política, deveria saber mais sobre a construção do muro de Berlin, porque ele existiu e saber como os EUA e Inglaterra salvaram o povo alemão de um genocídio, mesmo sendo a terra de Hitler causadora de grande destruição.

Política é um jogo sujo, e sempre será, mas existem aqueles que jogam de uma forma mais clara, e que realmente querem algo melhor para o povo. Obama é o melhor exemplo. Ele fez promessas que sabia não poder cumprir, fez aliados dos quais ele pessoalmente não gostaria de apertar as mãos, mas é um homem com um histórico limpo e de boas referências, além de não mudar de lado ou opinião.

Aqui no Brasil, o único líder que posso lembrar ter se mantido limpo e sempre falando o mesmo é Jarbas Vasconcelos. Um senhor que tem documentado uma bela historia de carreira política, sendo vereador ainda muito jovem (mesmo assim não irei votar nele).

O Lula sempre apareceu como um coitado, ignorante, e um trabalhador que chegou lá. Mentira! Trabalhador sim, porque ninguém chega onde ele chegou parado. Mas Lula é de uma das piores estirpes que existem: Sindicalistas. Me surpreende não surgirem relatos das sujas reuniões que sindicatos e industriais travaram no passado. Não existe berço político mais sórdido que o sindicalismo, mas é um lugar onde se aprende a jogar duro e administrar esquemas políticos de guerra. Lula sempre foi um bom administrador nesse meio. E todos sabem que é o jogo do molha a mão, hoje ganha tu, amanhã eu... E sindicatos e industriais fomentam o dinheiro que vai escoando para campanhas políticas.


Porque não voto na Marina da Silva
Em primeiro lugar a Marina não tem experiência de líder (a primeira coisa que um PTista diz é que Lula também não tinha... mentira... expliquei isso ai em cima)

A Marina cresceu no PT, veio do PT, esteve do lado do Lula o tempo todo, inclusive quando começaram os escândalos do primeiro mandato lulista. E eu penso de uma forma muito simples: "Quem com porcos anda, varelo come".
Outra coisa que sou contra é essa leva de falsidade ideológica. E a maior moda é a ideologia ecologista. Um verdadeiro ecologista sabe que NÃO EXISTE isso de auto-sustentável. Se a Marina soubesse mesmo do que fala, ela seria contra os bio-combustíveis, contra o crescimento horizontal da indústria e poderia explicar que o Pré-Sal é mais uma das jogadas de marketing megalomaniaco do PT (Não vou ter tempo de explicar que o petróleo do Pré-Sal é tão caro que não vale a pena).
A Marina poderia ter mostrado um plano de geração de energia limpa, já que o Brasil em breve deve sofrer um colapso devido a falta de investimentos nesse setor. Temos aqui mesmo no país projetos interessantes sobre geração de energia usando a força das águas do mar, vento e sol, mas nenhum candidato perde tempo explicando nada que envolva ciência, já que os debates são verdadeiros Twitters, e se alguém consegue falar algo construtivo em 1 ou 2 minutos, eu acredito que devo ser o ser humano mais improdutivo do planeta.


Porque não voto no Serra
Como todo ser humano, eu também caio nos golpes da mídia. E quando na eleição de 2002 restaram o Serra e o Lula no final, votei no Lula (Isso mesmo!!!! Eu também fui otário).
Eu não suportava o Lula (explico mais abaixo), mas eu sempre tive um pé atrás com o Serra. Ele é o típico empresário que rouba mérito de terceiros. A sua maior argumentação de sucesso são os remédios genericos, e eu nunca ouvi ele falar que foi um trabalho de equipe, que se não fossem fulano, Sicrano ou Beltrano ele não teria conseguido. Então, eu simplesmente não suporto pessoas que não citam referências ao seu sucesso. Isso me deixava enfurecido com o Serra. E como sou brasileiro, educado para odiar os poderosos, talvez isso me saltasse na veia e vendo o "pobre" Lula, com todo o seu caminhar de vida dura e fome...
Além disso, as eleições de 2002 foram o primeiro ponta-pé para a guinada do PT, eles passaram a usar a influência que tinham com as massas e passaram a mentir para os que fazem o dinheiro girar, os empresários.

E se tem uma coisa legal de internet, é que agora você pode relembra coisas...



Você não vai lembrar... Mas as eleições de 2002 foram extremamente sujas, e os candidatos se odiavam. Eram brigas das mais baixas, e eu preferia assim. Sabe por que? Porque eu sempre estive nos bastidores e sabia o quanto sujo são esses safados.
Por esse vídeo, eu dou até um ponto para o Serra.

Ah! Nas eleições de 2006 eu estava no Aeroporto de Recife quando vários candidatos desembarcaram um dia após o debate que quase ouve sangue... Eles choravam de rir trocando piadas e abraços. E eu só fiquei sabendo que um desses senhores é viciado em cocaína depois... Acho que no dia todos tinham cheirado.


Porque não voto na Dilma
Para o povo a Dilma é a continuação do Lula, e isso para mim já seria o motivo principal. Nunca se roubou tanto nesse país. E nunca se mentiu tanto também. Quando escuto a Dilma falar que quer ver todas as falcatruas "Sendo apuradas de acordo com a lei", vejo que isso é mais uma das coisas que o Lula aprendeu durante seus 2 governos cheios de escândalos...
O PT montou um esquema que eu não posso deixar de parabenizar pela inteligência (do mal). Todos os orgãos reguladores, fiscalizadores e pasmem, judiciais são administrados por partidários. Ou aqueles ligados diretamente ao PT ou os que são amigos (It's money baby).
Muitos dizem até que a imprensa é contra o Lula, e que a Rede Globo tentou angariar votos para o Serra!
Hahahah!!!! Gente jovem que não viveu a palhaçada dos caras pintadas e desconhece a real briga do Fernando Collor de Mello com a família Marinho. A Globo (e não só ela) derrubou Collor, um cara que roubou muito menos que Mister Lula. E adivinha só como foi que Lula conseguiu se eleger em 2002 e 2006, vocês deveriam procurar mais informações sobre os acordos financeiros que esses políticos fazem, e tudo disfarçado de legal.
A Dilma é amiga de longa data de um dos maiores pilantras que já nasceram na terra patropi, José Dirceu, que eu mesmo não acreditei nos boatos de que ele voltaria ao governo no mandato da Dilma, mas lendo pela internet você descobre que sim, isso é verdade.
Tomando uma frase do Plínio:
"Roubaram na porta do seu lado, ou você é conivente ou incompetente (ou as duas)"


Porque não voto no Plínio
O Plínio faz parte da turma da "Velha Escola" do socialismo. Gente que odeia a tudo e a todos. Que diz lutar contra o imperialismo (quando alguém fala essa palavra eu simplesmente paro de falar e me retiro), que vai dar tudo de graça e que o povo vai estar no poder. Bem, esse é um filme tão batido, mas que os jovens desconhecem. Aqui no Brasil todos esses senhores da velha guarda, que lutaram pela liberdade e contra o regime militar, se tornaram homens muito ricos mamando no governo. Oi, e é assim?
Muita gente que você ai brasileiro que ama a pátria e chora ouvindo o hino (isso existe? tô viajando) ganha aposentaria milionária, por ter lutado... lutado pelo que mesmo?
Plínio é pelo menos o único que fala o que pensa, mas de maluco eu já tô cheio  :) 


E sobre esse pessoal da velha guarda da polítitica nacional, vale a pena ver esse vídeo:


A fonte, revista Veja é claro!

Ah! E se você ai vai dizer... Pohha! Veja!!!
Pelo menos, a Veja fala de que lado está, e eu não vou negar, admiro pessoas que falam porque time torcem.

Essa é a primeira eleição que irei votar em BRANCO, já que não posso escrever em uma cédula eleitoral muitos palavrões e o que penso desses safados. Não irei votar nem sequer para governador, onde meu voto poderia ir para o Jarbas Vasconcelos. O Jarbas também é desses que falam o que pensa, cria projetos legais e de longo prazo, mas ele hoje não teria como formar uma base, seria só mais um esperando terminar o mandato. E na minha humilde opinião, eu quero sim que a Dilma seja presidente e que o Eduardo Campos governador, esperarei o próprio povo que os elegeram pedirem o dia da bastilha, e chamarem Dilma de Maria Antonieta.


E se você leu até aqui, toma ai de brinde esses vídeos que merecem MUITO serem replicados ao vento:

Como a Dilma mudou tanto em 3 anos



Lula sobre o Bolsa família antes e depois


AH! Já tava esquecendo... Votando em branco ou nulo (não tem como votar nulo, a urna não aceita, tentei na ultima eleição), seu voto não vai para NINGUÉM, claro, deixando de votar, o candidato na frente ganha mais fácil, mas como eleição é uma média, mesmo que 30% da população votasse em branco nada mudaria. Mas se 30% da população assinalassem BRANCO a opinião publica daqui e de fora do país, olhariam o resultado e diriam: Uai! Esse povo ai né tão besta não!



domingo, 19 de julho de 2009

Deus é um astronauta

Alguém ai falou em Carl Sagan?
Contato?
Virgens suicidas?
Só um lugar muito caótico mesmo...

God Is an Astronaut - Fall From the Stars



Air - Playground Love

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Skol, idiota é você!

Senhoras e senhores,

Parei de tomar Coca-cola, na verdade, qualquer refrigerante.
O resultado é que estou me sentido muito bem com isso.
São só 39 dias sem refrigerante, e já notei uma melhora na minha saúde.
Se passei décadas tomando esse lixo, e em poucos dias (tenho a impressão) já vejo resultados, imagina isso a longo prazo.

Graças à propaganda da Skol, também vou parar de tomar cerveja.

A empresa se tornou a numero um em propagandas feitas para o humor idiota, onde os consumidores são idiotas.

Você ai que é fã dessa leva hype onde ser desmiolado é tudo de bom (alguém falou geração y?), pode ficar calmo, esse blog aqui é totalmente irrelevante. Seu BBB, PT no poder, musicas chulas e propagandas idiotas estão garantidas, isso não vai deixar de existir, afinal, é o que o povo gosta! (As vezes tenho dúvidas, já que a maior rede de TV do mundo é a Discovery).














Na nova propaganda da Skol, além de sujeitos pagando mico, surge um texto narrativo, onde me marcou bastante o trecho que diz: Eu sou bobo assim como você!
Hahahahaha! (Não tô rindo da propaganda, estou rindo dos consumidores)

Não encontrei a propaganda, mas todos já devem ter visto na TV.
Para relembrar que não é de hoje que a Skol trata seu publico como ele merece, tem esse:



Em breve a Skol deve lançar alguma propaganda mais direta, já que o publico ainda não conseguiu entender que está pagando para se alcoolizar, bestializar e graças a um certo apelo sexual, procriar mais estupituzinhos, lindos filhotes de idiotas.

Claro que ninguém vai aderir a minha campanha contra a Skol.
E vou mais além... Não vou só parar de beber Skol, não irei mais beber cerveja, já que a AMBEV é a dona de 90% das marcas de cerveja do Brasil (Não vou tomar as Uruguaias que são ótimas, com 900ml, mas aquilo também não deve ser muito saudável).

Isso vai ser ruim para mim?
Claro que não!
Irei migrar para o vinho e whisky, e como sempre bebo muito moderadamente, com motivação única e exclusiva de curtir o papo com os amigos, estarei ganhando mais pontos para minha saúde.

E se você acha que sou chato e metido a intelectual, saiba que adoro as propagandas bobas da Fiat, onde os jovens também fazem coisas idiotas, mas a marca não chama seus consumidores de antas e não vejo nada que se mostre perigoso a vida desses.

Obrigado publicitários da Skol, vocês conseguiram me convencer a ficar ainda mais longe desse lado da moda atual.

Como todos sabem, não tenho mais tempo para o Blog, nem para ler coisas que sei na prática/convívio com minha cidade. Mas gosto dos temas idiotização, alcoolismo e drogas, então gastei um tempo para achar números que você não vê na TV:

Vale lembrar que o índice de cura para viciados (em qualquer droga) que procuram ajuda é de 1% (Mas as clinicas de tratamento como as de estética, não divulgam esses números ruins).
  • Motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais em São Paulo
  • houve apenas um artigo cientifico falando sobre Cirrose Hepática Alcoólica a respeito dos cuidados de enfermagem com o paciente hospitalizado (artigo publicado em 1990), não sendo plausível sua análise devido à falta de um resumo estruturado.
(Isso quer dizer que a sociedade trata os alcoólicos exatamente como qualquer drogado, a melhor solução é vê-los mortos e enterrados).
  • O Alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Imagino que deve ser a que gera a pior qualidade de vida também. E se para cada 10 indivíduos que bebem um se torna dependente, imagino que toda aquela alegria e gente bonita das propagandas de cerveja não sejam a realidade para muitos, que além de pobres e feios se tornarão um grave problema de saúde publica, muito maior que os fumantes dos anos 70 e 80.
E para a camada feminina, é bom lembrar que apesar de toda a evolução social das mulheres, seus corpos ainda são desprovidos da robustez que os homens ganharam durante a evolução.
A reação do corpo da mulher ao álcool é proporcional ao seu organismo, onde a única coisa semelhante ao homem é a perda da fertilidade, impotência, cirrose e diversos tipos de câncer.
Socialmente, todos os seres do sexo masculino que conheço continuam não valorizando mulheres fumantes e bêbadas, mas só por uma noite tem muitos que encaram (Isso sempre existiu, só não em numero tão assustador).

Quem diabos foi que inventou isso de que diversão é auto-destruição?

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tem rapariga aí?

Eu sinceramente não sei há quantos anos eu leio o José Teles, mas é muito tempo. Não leio mais ainda porque ele é cabeça dura e não criou um blog até hoje :)

Além de excelente crítico musical – olha que eu costumo desprezar críticos – ele sempre se destaca com seus contos cômicos envolvendo Flamígio, o sarará Manontroppo, as frustrações e situações estranhas de sua turma de boteco (Fiquei assustado, não achei NADA na internet sobre os contos dele, uma injustiça).

Bem, mas um texto do Zé Teles está circulando entre blogs e e-mails está dando o que falar.
Vi no blog da Luci Correia e achei interessante divulgar.
É bom lembrar que o José Teles não é evangélico, moralista ou bundão... Nem eu, mas é bom não misturar arte, credos e diversão com esse lixo que chamam de música popular.



A música dos valores perdidos
Publicado em 06.05.2008, às 08h47

JOSÉ TELES é crítico musical do Jornal do Commercio


"Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!". A maioria, as moças, levanta a mão.

Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero). As outras são "gaia", "cabaré", e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhando uma música da banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de "forró", e Ariano exclamou: "Eita que é pior do que eu pensava". Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

Pruma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta "desculhambação" não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de "forró", parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético,. Pior, o glamur, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

A cantora Ceca foi uma espécie de Ivete Sangalo do turbo folk (ainda está na estada, porém com menor sucesso). Foram comprados 100 mil vídeos do seu casamento com Arkan, mafioso e líder de grupo para-militares na Croácia e Bósnia. Arkan foi assassinado em 2000. Ceca presa em 2003. Ela não foi a única envolvida com a polícia, depois da queda de Milosevic, muitos dos ídolos do turbo folk envolveram-se com a justa pelo envolvimento com a poderosa máfia de Belgrado.

A temática da turbo folk era sexo, nacionalismo e drogas. Lukas, o maior ídolo masculino do turbo folk pregava em sua música o uso da cocaína. Um dos seus maiores hits chama-se White (a cor do pó, se é que alguém ignora), e ele, segundo o Guardian, costumava afirmar: "Se cocaína é uma droga, pode me chamar de viciado". Esteticamente, além da pouca roupa, a sanfona é o instrumento que se destaca tanto no turbo folk quanto no chamado forró eletrônico, instrumento decorativo, ali muito mais para lembrar das raízes da música tradicional. Ressaltando-se que não se tem notícia de ligação entre bandas de "forró" e crime organizado. No que elas são iguaizinhas é que proliferaram em meio a débâcle de valores estéticos, morais, e éticos, e despolitização da juventude. Com a volta da governabilidade nas repúblicas da antiga Iugoslávia, o turbo folk perdeu a força, vende ainda porém muito menos do que no passado, hoje é apenas uma música popular para se dançar, e não a trilha sonora de um regime condenado por, entre outras lástimas, genocídio.

Aqui o que se autodenomina "forró estilizado" continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem "rapariga na platéia", alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção ?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é "É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!", alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Berimbal caucasóide ou macaco branco


Orgulho de que?

Muitos que lêem as minhas balelas podem ter uma impressão que sou um cara raivoso, chato, pronto para a briga... Não, eu não sou assim. Mas também não sou flor que se cheire, não chego a ser Seu Lunga com sua sabedoria para apoquentar o juízo dos outros, sou apenas um cidadão realista.

Eu faço polêmica sem gostar de polêmica. Na verdade eu gosto de debates, mas nem todos servem para esse tipo de papo, e aqui no nordeste são quase que figuras mitológicas os que aceitam críticas.
Isso deve vir de nossa cultura católica misturada com o sangue quente dos negros fugitivos, aqueles que formavam seus quilombos e davam a vida defendendo o maior de todos os bens, a liberdade. A igreja deixou na alma do povo nordestino a humildade, a serviçalidade e a ignorância, só assim um povo pode ser domado. Os africanos nos deram juntos com os índios nossa miscigenação de caras e corpos, e sim, feios, misturados e queimados pelo sol, cortados pela cana-de-açúcar e domados por nossos chefes, os senhores de engenho.

O Nordeste cresce a galope, quase duas vezes o que evolui a região sul/sudeste, mas é muito difícil conseguir ver alguma vantagem nisso, já que como o povo daqui fala, “o rio só vai dar no mar”, frase condizente com a riqueza que não sai das mãos dos poderosos, que a cada dia são mais poderosos.

A cultura é algo puramente materno, paterno e sazonal. Você aprende o que lhe ensinam, o que lhe oferecem passa a ser sua razão. E se te ensinam que o conhecimento é algo seco e solido, que não deve ser mudado, as suas chances de observar o mundo serão duramente diminuídas. Eu chamo isso de escravidão.

Vem da Bahia, estado dos mais paternalistas, bairristas e atrasados (comparando com outros do mesmo PIB) do país a noticia:

O coordenador do curso de Medicina da UFBA, Antônio Dantas, atribuiu o baixo desempenho dos alunos de Medicina, que tiraram nota 2 no Enade, ao baixo QI - índice de inteligência dos baianos. Ele disse ainda que o baiano só toca berimbau bem porque o instrumento tem uma corda. Se tivesse mais não conseguiria.

(Pausa para cair no chão e chorar de rir)

O Senhor Antônio Dantas, um velhinho já mais prá lá do que prá cá (dito nordestino), no auge da sua caduquice, tentou remendar o que não tem mais jeito:

“Talvez o ambiente cultural da Bahia não seja muito propício à Medicina, pois as coisas aqui estão mais voltadas para a música (eu não digo nem música, pois não considero esses ritmos de percussão música). Quem foi mal foram os alunos. Vou culpar quem, a faculdade?”

(Pausa para cair no chão e chorar de rir)

Foi preciso um velhinho branco, caquético e esclerosado falar o que todos sabem, o sistema está errado, o mundo está em rota de colisão com um buraco negro.

Fico imaginando quantos negros inteligentes e honrados que não foram educados a Lá Canavié dé Assuqué Education (com sotaque francês) ficam vendo toda essa palhaçada de acusar o vovó de preconceituoso.

Ninguém parou para criticar os alunos, com nota 2 em uma escala que vai até 5. Ninguém falou de como a UFBA (Pronuncia-se ÚFIBÁ. Já passei 20 minutos na frente da universidade perguntando onde ficava a “U – F – B – A” e nenhum daqueles jovens com livros nos braços sabiam me informar) tem sua parcela de culpa e que não é exclusividade da Bahia alunos ruins.

Os três estados mais alienados do Brasil são: Bahia, Ceará e Pernambuco (onde moro). Esses povos parecem vikings do cangaço quando se juntam para falar de suas bandeiras. Acredite se quiser, existem fóruns de comunidades internacionais, onde a língua usada é o inglês, e quando surge um pernambucano em algum “Thred” ele normalmente tem a bandeira do estado no lugar da sua foto. Seja lá qual for a opinião que ele der sobre qualquer assunto do universo, a responda seguinte será de um baiano dizendo que lá na terra do axé tem o mesmo maior e melhor. E o barraco não estará completo até entrar um cearense defendendo sua terra natal e “provando” que o melhor lugar da galáxia é Fortaleza (Fortal para os chegados).

Já consegui identificar o perfil de alguns desses sujeitos “orgulhosos” pela sua linda vila ensolarada. Uma parte deles são realmente doentes mentais. Pessoas sem a mínima noção do que existe a 50 cm da sua face. Outros são só inocentes coitados que foram evangelizados pelos seus pais, pelo padre/pastor e pelo maior vilão, o sistema (aqui muitas vezes representado pela televisão) e para surpresa de alguns, existe uma grande parcela desses tolos, que recebem dinheiro para criar polêmica pela internet afora. São os partidários de políticos escrotos, que passam a vida buscando a pura baderna (alguém ai falou PT?).
De um modo geral, o nordestino é um cara sem perspectiva. “Ele só sabe o que lhe é mostrado em um campo de visão muito curtinho, coisa de nada seu minino, coisinha de nada... só um furim!”

E a prova de que educação é a cura, posso falar de Natal, capital do lindo estado do Rio Grande do Norte. Uma cidade que cresceu a partir de uma base americana, tem ruas planejadas, limpa e com um crescimento frenético. Você ai rapaz do joelhinho, cabeça chata... já deve ta puto comigo, e ainda me acusando de americanizado, pois bem... Natal é uma cidade pequena, quase provinciana, mas que em termos de educação turística e globalização é exemplo para toda nossa região. Isso se deve a inundação de pessoas vindas de outras partes do país e do mundo, onde cada um trás sua cultura, seu modo de ver... Coisas que são respeitadas, aceitas e debatidas civilizadamente.

Já o baiano, pernambucano e cearense querem manter o “Status Quo”. Pelos velhos motivos, aprenderam assim, e foram ensinados que não devem mudar nunca, e criticas são ofensas. Algo como, “É uma merda mas é meu”.
Umas das coisas que me deixa mais triste e enraivecido, é a distribuição do poder no Nordeste. Vocês do Sul e Sudeste não fazem idéia do que é viver em um lugar administrados por incompetentes culturais. O povo pensa como eles, e eles fingem pensar como o povo. Um ciclo perpétuo de alienação.

Como o povo vai gostar de musica melhor se ele é OBRIGADO a ouvir axé 24/7/365?
Como um povo pode acreditar na justiça se ela libera uma praça com nome da mãe de Lula pela bagatela de R$ 28.5 milhões?
Como um lugar que vive com uma população de miseráveis crescente pode reabrir a Sudene, um símbolo do paternalismo getulista comprovadamente ineficiente e fonte de corrupção?

E ainda assim, temos hinos, tocantes e bonitos, como o cantado por Elba Ramalho, que incentiva o rompimento da nação, tornando o Nordeste independente.
A Bahia poderia ser um vaticano do candomblé, a verdadeira cultura nativa, coisa que os negros deveriam preservar e amar, mas em algum momento da historia foi inventado um tal de Luis Caldas com seu ritmo sem sentido e puramente relacionado ao Brasil das bananas, onde os gringos acreditam que somos todos homens da selva.

O povo baiano é acolhedor e amigo, são boêmios eternos, mas precisam ler mais sobre Freud, e entender que essa briga para saber quem é maior é coisa de sujeito complexado... E aqui para nos, com tantos negros e a fama de “serem maiores”, eles não precisam provar nada para ninguém (muito menos para mim... Vai pra lá negão, tira esse pé de mesa daqui!)
Os cearenses são os xiitas tupiniquins (ou será tupinambás?). Eita povo macho, povo galado! (Até hoje não sei e nem quero saber o que porra é galado). Sempre me lembro de um cara, que em 1 minuto se tornou meu inimigo:

-Chantinon, esse aqui é fulano
-Oi fulano! Tudo jóia?
-Beleza macho, tá tudo bomm!
-Pelo seu sotaque você é do ceará, acertei?
-Sotaque um caralho! Quem tem sUtaque são vocÊs aqui de RiiiiCiiiiFiiiii!

E isso é fato, jamais diga que um cearense tem sotaque. Na verdade não diga nada que contradiga ele. O mesmo serve para boa parte dos nordestinos, pessoas que são cabeça-duras como um coco seco, e onde sua razão primordial na vida é ter a certeza de que tudo que aprendeu está certo e é imutável até a morte.

E finalmente, meu povo Pernambucano. Um pessoal que parece ter nascido de um experimento de laboratório. Queremos ser cosmopolitas, mas vivemos de uma cultura local... Fechada e de opiniões restritas... Afinal, não queremos criticas. Falamos de nossas belezas naturais, dos rios e pontes. Esquecemos que mencionar que os rios são canais de esgotos recolhidos por toda a cidade e que as pontes são ótimos pontos de assalto. Até hoje, 02 de maio, mais de 1.500 homicídios aconteceram na nossa linda cidade desde o inicio do ano.

Para provar que o baiano é só mais um fantoche do populismo, vem a declaração do governador (do PT é claro), senhor Jaques Wagner (que é carioca, outra “raça” brasileira que não admite contrapontos a sua cultura funkista-pagodeira-sambo-traficante-brasileira) ao G1 sobre as declarações do vovó Antônio Dantas:

“Ele teve um surto de imbecilidade. A declaração é de uma imbecilidade ímpar, condenável sob todos os aspectos. Utiliza um conceito ultrapassado, o de QI, e traduz um preconceito profundo contra o povo baiano, que é a terra de Ruy Barbosa, Castro Alves, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Gilberto Gil...”

Vejam só o que é o maquinismo populista...
Se QI é uma coisa ultrapassada, isso é coisa de moda das literaturas “inovadoras” de autores cheios de teses e nada de conteúdo. Para completar, temos na lista de baianos ilustres do governador, figurinhas tarimbadas, profundos conhecedores dos meandros políticos do Brasil, senhores do altar sagrado, os intocáveis Caetano Veloso, Glauber Rocha e Gilberto Gil. Ninguém lembra dos verdadeiros baianos inteligentes, eles existem, mas é melhor não citá-los, afinal, misturar nomes verdadeiramente sagrados com esses farsantes não pega bem (Imagino que daqui a 20 anos algum governador estará citando Claudia Leite e Ivete Sangalo como ícones da cultura afro-brasileiro - hahahahahahahaha eu me riu muito).

Descobri que os melhores nordestinos são aqueles que fazem grandes merdas, cagadas homéricas, como Fernando Collor de Mello, que tomou a grana de um monte de Yuppie, chamou a industria nacional de lixo e o povo de macaco (Figueiredo e FHC já falaram o mesmo). Graças a Collor - você ai nordestino que está espumando de raiva – agora desfruta desse longo texto vindo pelas ondas da internet via uma rede de telecomunicações PRIVATIZADA.

A partir de hoje sou fã do vovó Antônio Dantas, e não acredito nem por um segundo que ele seja preconceituoso (Mesmo sabendo que em Salvador existe um bairro chique que só tem brancos e ele deve morar lá).

Bom mesmo seria ver o Raul Seixas fazendo um comentário sobre essas cotas de negros, revistas para negros e grifes de negros... Agora... A coisa mais confortável do mundo, é ser de uma minoria (que no Brasil é maioria) e a qualquer momento, usar sua defesa pré-formatada e acusar qualquer um a qualquer momento de racista, isso é um "ÁS" na manga.

Ninguém é melhor porque é branco, mas também não é inferior porque é negro.
As cotas podem ser debatidas, tenho minha opinião, mas já ouvi bons argumentos a favor delas, e curiosamente as melhores defesas para o regime de cotas não advêm de teses sobre racismo e sim de opressão, coisa que nosso povo em geral sofre, basta ser pobre, ruivo ou negro, mulato ou albino.

O primeiro reflexo das cotas foi que o Brasil da noite para o dia perdeu toda sua referência, toda sua grande força, a miscigenação. Agora ou você é preto ou é branco.

Os próximos conflitos sobre questões étnicas no Brasil podem terminar nas ruas, como nos EUA ou na França recentemente... Infelizmente, o povo não consegue ver que os racistas são aqueles que estão no poder, os que criam as leis e transformam pessoas em bois do seu gigante curau eleitoral.

Vou aqui tocar meu berimbal de 4 cordas e volto já...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pílula azul ou vermelha?

Comoção nacional, mais uma.
Menina morre ao ser atirada de prédio de classe média em São Paulo.
Os acusados são o pai e a madrasta.
Quem assiste TV no Brasil?
Pobres e aqueles que não tem internet ou TV a cabo.
Levando em consideração que 90% dos que assinam TV a cabo o fazem para ver futebol, esse mesmo público é fiel telespectador de programas sobre violência.

O que me impressiona é que esse público, o de massa, os pobres e os mais felizardos, aqueles que tem 200 canais de TV, incluindo os maravilhosos canais da Discovery, preferem ver noticias sobre barbáries e futilidades.

Mas vamos aceitar que boa partes dos humanos são fúteis, burros e alienados, OK.

Mesmo com essa informação severa de que a humanidade está perdida, me respondam:
Como diabos, um país onde DEZENAS de crianças morrem de dengue pode se comover tanto com uma só menina morta por sabe-se lá quem?

O povo começa a ver a historia como um conto de Agatha Christie, e cada um dá seu palpite sobre os fatos e devaneios de como o pai matou a própria filha.

Vamos tentar fazer uma narativa:

Menina morre ao ser atirada pela janela
O pai, em um surto de violência depois de brigar com a pequena menina, por algum motivo banal, a espanca. Completamente sem orientação, estrangula a própria filha. Em um ato desesperado ele pensa em como se livrar do corpo. Corta a grade de proteção e joga a menina pela janela. Para tornar o fato mais comovente é informado que a menina ainda estava viva, e ele (o pai), segurou o corpo pelas mãos e ainda teve tempo de pensar... Mas largou a criança a seu destino cruel.
(Agora, lembre-se que existe a hipótese, mesmo que remota, desse pai ser inocente).


Crianças morrem de dengue no Rio de Janeiro

Existem duas formas de descrever a historia igual à de tantas vidas sofridas:

Moleques se fodem com a dengue
(Jornal popular)
Menino negro de 5 anos, que poderia crescer e virar traficante morre depois de passar três dias em casa sozinho com a irmão de 12 anos também contagiada. A mãe, uma diarista que trabalha em uma casa de família rica na zona sul, saia de casa as 05:00h e só voltava as 22:00h.
Seu barraco fica próximo a um deposito de pneus, que pertence ao seu patrão, um empresário do ramo da reciclagem. Dona Maria, mãe do menino, ficou 13 horas tentando ser atendida no hospital público mais próximo. Voltou para casa onde a criança morreu com os olhos cheios de sangue e tossindo. Dona Maria já tão sofrida com a vida, nem lagrimas mais tinha, mesmo assim, dois dias depois do fato, chorou ao ver a pobre menina branca e linda que foi jogada pela janela.

A outra versão eu não vou contar, e muito pior que qualquer outra.
A pobre garotinha que perdeu a vida com 6 anos não merecia tal destino. Cabe a policia punir o autor ou autores, e torço por isso.

Agora, use sua criatividade...
Imagine a vida de uma criança que nunca sentou na frente de um PC, ou nunca foi fotografada por uma câmera digital sorrindo para virar foto de Orkut. Imagine quantos momentos felizes essa garota bonita teve nos seus parcos anos de vida. Imagine os parcos dias de vida que deve uma criança pobre que morreu de dengue.

A linda garota virou noticia.
As pobres crianças pobres viram estatística.
Com o passar do tempo, todos se tornam iguais, estatísticas e pó.

Como seria maravilhoso se vivêssemos iguais antes da morte, mas preferimos a indiferença, e boa parte acredita que será tudo mais justo e igualitário quando se tornar pó.
Somos só pó, e ainda estamos vivos.

[Eu não sou um socialista bolchevista, não sou contra os ricos (até gosto deles), eu não sou racista e preconceituoso, e sou tão bundão quanto todos que só falam e não fazem nada. O que eu sou mesmo é chato e inconformado com a alienação coletiva. Tem horas que penso em procurar um analista... Penso que estou ficando louco... Que fico vendo coisas, que fico me comovendo com coisas que são normais... Sempre existirá esse mundo maluco e auto-destrutivo. Restam duas opções: Pagar um cara que me receite drogas licitas para colar um sorriso amarelo na minha cara e me deixar igualzinho aos 90% dos que amam futebol, ou continuar nessa luta e sonho de ver um pouco de racionalidade nas coisas do dia a dia... Por enquanto, continuo odiando futebol e religião, mas to vendo que em breve o “agente Smith” irá bater aqui na porta: _Good morning mister Anderson!]

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O mundo é dos Nerds!

Quando você pensa que já viu de tudo...
Quando eu penso que não vou mais postar besteiras...

Quake 3 in Real =)


Quem estiver afim de uma partida é só falar, já vou encomendar os fogos, ataduras e pele artificial para queimaduras :)

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Você é idiota?

Desculpe a pergunta grosseira, mas você é idiota?


















Com os anúncios recentes de falsificação de leite, queijo, ração alimentar para estudantes pobres e outros inúmeros casos, a imprensa e população começaram a gritar. Mas é bem comum das massas gritarem quando algo surge na TV, de gol a um garoto arrastado por um carro, tudo evapora com no máximo um mês.

Você nunca notou que os produtos vem caindo de qualidade desde os anos 90?
Não notou que agora todas as empresas tem produtos voltados as classes menos abastadas?
Não notou que queijo ou presunto que ainda preservem algum sabor sumiram dos supermercados?
Não notou que o leite em pó integral e instantâneo só tem de diferente a lata?
Não notou que produtos de 400g passaram a ter 300g?
Não notou que os restaurantes prato-feito de shoppings diminuíram a quantidade de comida?
Claro que você notou! Afinal, você não é idiota.

Agora, como você pode ficar sabendo que está bebendo leite com química adulterada?
Como dá para imaginar que colocam ração de cachorro no pó de suplemento alimentar servido nas escolas públicas?
Como você vai saber se o remédio genérico é remédio ou farinha?
Como saber se o juiz que está avaliando uma indenização porque você perdeu as pernas num acidente de trabalho não é “amigo” da empresa?
















A coisa pode ficar mais grosseira...
Como acreditar que um orçamento para uma praça pública pode custar R$ 18 milhões, e ainda levar o nome da mãe do Lula?
Como acreditar em estradas construídas pelo exercito em regime de emergência, com BILHÕES em equipamentos comprados sem licitação?
Ah! Existe uma promessa do governo que essas mesmas estradas tenham os trabalhos finalizados por empreiteiras, claro, mais dinheiro e desvios.
Segundo a nova administração do estado de Pernambuco a violência sofreu uma queda em torno de 30%, e você se pergunta? Como? Com que providencias conseguiram isso?

Tudo sempre é bonito na TV, na marketagem política e nas caixas tetra pak.

E sabe qual é a solução para tudo isso?
Bem, eu também não vejo saída.
A única coisa que posso fazer é ser egoísta e fazer minha parte, mas não só na escrita ou no bate-boca de mesa de bar. Tenho que me recusar a dar dinheiro aos guardas de transito, cobrar nota fiscal de tudo e continuar reclamando de toda essa sujeira.

Seria bem mais fácil aceitar e entrar no jogo, afinal, iremos todos virar comida de vermes mesmo!

Ai amigo é onde a porca empena o rabo... Pode ser que naquele famoso assalto no semáforo você leve um balaço no crânio, e vire adubo 40 anos antes do que previa. Nos seus últimos instantes de vida irá lembrar daquela mulher maravilhosa que foi sua mãe, do filho que acabou de nascer, vai passar tudo em um flash... Menos aquele dia que você comprou remédio por 1/3 do preço com um “conhecido” que trabalha numa farmácia. Não vai lembrar da cara do sujeito que lhe vendeu aquele maravilhoso som automotivo completo por 300 paus. Nessa hora jamais você lembrará do “macaco” que tira energia do poste direto para seu ar-condicionado, e muito menos da água encanada que você já desfruta via um “jacaré”.

Pense em tudo isso antes de culpar só os políticos!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ana Carolina, a menina pastora

Pelo amor de Deus...
Eu aqui inocente... achando que esse negócio de "pedrinha" era coisa dos anos 90 prá cá...
Mas até o Davi já fazia uso das pedrinhas...
E essa menina ai... Isso é um absurdo esse incentivo ao uso de pedrinhas...



Quando o Brasil começar a colocar na cadeia juízes e pastores, irei começar a acreditar na justiça terrena, por enquanto, só acreditando em justiça depois da morte mesmo.